Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU Norteiam a Atividade da Nova SBE
Nova Promove | 05 fevereiro 2021 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU Norteiam a Atividade da Nova SBE

A Nova SBE publicou o seu Relatório de Impacto, que demonstra a contribuição da escola relativamente aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) ao apresentar as atividades desenvolvidas pela sua comunidade no ano letivo de 2019/20. Neste documento, a Nova SBE apresenta também o seu compromisso com os Seis Princípios do PRME (Principles for Responsible Management Education) da rede de business schools no âmbito das Nações Unidas.

A fim de apresentar o impacto de toda a atividade da Nova SBE e comunidade integrante no desenvolvimento sustentável da sociedade, a escola mapeou e identificou qual o contributo dos diferentes projetos e iniciativas para os ODS. Em simultâneo, o relatório pretende ser um exemplo que inspire um call to action para que outras instituições do ensino superior, entidades governamentais e não governamentais, bem como empresas dos mais diversos sectores e a sociedade em geral, adiram a este movimento de transformação que se pretende sustentável, inclusivo e pacífico.

Para Daniel Traça, Dean, “A Nova SBE, com mais de 40 anos de existência, continua a lutar pelo seu papel para um futuro melhor. À medida que o desenvolvimento sustentável torna-se cada vez urgente, descobrir o papel que cada um de nós pode desempenhar é fundamental. Continuaremos a reconhecer o talento e o propósito da nossa comunidade de contribuir para a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Continuaremos a cocriar com líderes de ONG, organizações filantrópicas, governos, empresas e comunidades locais para enfrentar os desafios deste século. E continuaremos a desenvolver talento em todo o mundo para liderarmos o caminho para um futuro sustentável.”

No Relatório de Impacto da Nova SBE são apresentados os diversos programas, projetos e iniciativas que permitiram, no ano 2019/20, à Nova SBE e sua comunidade, responder aos grandes desafios que hoje se impõem e consolidar o seu caminho com vista a cocriar uma realidade social e económica mais colaborativa, inclusiva e sustentável ao abrigo do seu contributo para a Agenda dos ODS e metas a alcançar. 

“A Nova SBE continua alinhada com os compromissos nacionais e internacionais que marcaram a última década, nomeadamente a estratégia de Financiamento para o Desenvolvimento ADDIS ABABA, a Agenda para os Objetivos Desenvolvimento Sustentável, o Acordo Climático de Paris, a Carta Portuguesa para a Diversidade, o Roteiro Nacional para a Naturalidade Carbónica, o Pacto Ecológico Europeu e o Plano de Ação Europeu para a Economia Circular. À medida que a urgência do desenvolvimento sustentável aumenta, descobrir o papel que cada um de nós pode desempenhar é fundamental”, refere Luís Veiga Martins, Associate Dean for Community Engagement & Sustainable Impact.
 

Indicadores Nova SBE para ODS 4 - Educação de Qualidade               

No Relatório de Impacto 2019/20, além de detalhar todos os programas e iniciativas académicos, de investigação e parcerias que respondem à Agenda ODS, a Nova SBE apresenta de forma integrada e sistematizada os indicadores que respondem na prática às metas fixadas no âmbito do ODS 4 - Educação de Qualidade.

Estes indicadores permitem analisar o impacto e evolução do compromisso da escola em atingir com excelência as metas propostas.
 

Meta 4.3 | Até 2030, garantir acesso igual para todas as mulheres e homens à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo a universidade.

  • Aumento de 26 % em novas admissões no ano letivo de 2020/21 em comparação com 2018/19;
  • Do total de novas admissões regista-se um aumento substancial de mulheres admitidas: + 17 % para licenciatura, + 34 % para mestrado e + 26 % para doutoramentos;
  • Inscrições de alunas no ano letivo 2020/21 situou-se nos 49,68 % (licenciatura), 43,21 % (mestrado) e 47,22 % (doutoramento);
  • Investimento em bolsas de estudo (21 programas);
  • Aposta em formatos b-learning de ensino com mais de três mil aulas de licenciatura e mestrado realizadas em regime online;
  • Na área da formação executiva foram desenvolvidos seis novos programas online;
  • Durante a pandemia, oito programas de formação foram realizados totalmente à distância e 23 programas foram disponibilizados em formatos b-learning, incluindo programas de pós-graduação.

     

Meta 4.4 | Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos com habilidades relevantes, incluindo habilidades técnicas e vocacionais, para empregos, trabalho decente e empreendedorismo.

  • 140 workshops e eventos profissionais com a participação de mais de 3500 alunos;
  • Duas feiras de emprego com mais de 155 empresas e uma nova área de startups (aproximadamente 3400 alunos no total, 50 parceiros corporativos, mais de 25 organizações híbridas);
  • Mais de 1500 novos alunos inscritos no JobTeaser (licenciatura + mestrado);
  • 96% de taxa de empregabilidade com base no Graduate Placement Survey 2019;
  • Mais de 250 parcerias universitárias e corporativas internacionais.
  • Preparação de uma area of expertise - Hospitality & Tourism Management integrado no mestrado em gestão;
  • Programa de mentoria: 124 Alumni e 144 alunos;
  • Lançamento do programa Estágio Global;
  • Lançamento do programa Advancing your Career;
  • 11 colocações de emprego de doutoramento;
  • Acreditação Triple Crown: EQUIS, AMBA, AACSB;
  • redes internacionais: PRME, UNICON, GMAC, GBSN, CEMS, SDSN.



Meta 4.7 | Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, incluindo através da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da cultura diversidade e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

  • 8424 alunos de licenciatura, mestrado, doutoramento e formação de executivos concluíram cursos mapeados sob a Agenda ODS para aumentar a consciencialização para os mesmos;
  • 162 programas revistos com relação ODS explícita (não considera assuntos técnicos que desenvolvem competências básicas);
  • 62,5 % dos 32 % dos alunos de mestrado aceites escolheram como area de expertise preferida temas como: Business and Data Analytics, Digital Business, Inovação e Empreendedorismo, Social Enterprise, Strategy and International Business;
  • 35 alunos participaram em laboratórios de consultoria, desenvolvidos com organizações parceiras;
  • 97 alunos de doutoramento;
  • 3 novos mestrados: mestrado em análise de negócio, iniciado em setembro 2020 e dois outros mestrados em desenvolvimento internacional e políticas públicas e mestrado em empreendedorismo e inovação de impacto, que foram submetidos para aprovação durante o ano letivo de 2019/20 e irão começar em setembro de 2021.

 

O Relatório de Impacto da Nova SBE 2019/2020 pode ser consultado na íntegra aqui

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