Nova Sustainable Way of Life: o Esquema de Depósito de Embalagens Nova SBE x TOMRA
Nova Promove | 09 novembro 2020 Nova Sustainable Way of Life: o Esquema de Depósito de Embalagens Nova SBE x TOMRA

Enquanto escola que acredita que tem um compromisso para melhorar os meios através dos quais pode ter um impacto positivo, a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) continua a estabelecer as bases para um estilo de vida sustentável e, para isso, dá novamente a conhecer o sistema pioneiro de depósito de embalagens de bebidas que tem no campus de Carcavelos e que é único no país.

Em parceria com a TOMRA, conhecida multinacional norueguesa especialista em soluções de reciclagem, a Nova SBE lançou, em julho do ano passado, com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, aquele que é o primeiro projeto piloto de depósito obrigatório de embalagens de bebidas em Portugal e que se encontra localizado tanto na Câmara Municipal de Cascais como na escola.

Ao juntar-se à TOMRA e à Câmara Municipal de Cascais para executarem o primeiro projeto piloto de sistema de depósito de embalagens de bebidas em Portugal, a Nova SBE assume o compromisso que fez quando assinou o New Plastics Economy Global Commitment, da Ellen MacArthur Foundation. Afirma, também, o papel que tem a desempenhar enquanto escola tanto no contributo como na aquisição de conhecimento e teste de soluções alternativas que permitam ajudar à execução do sistema de depósito obrigatório (que arrancará em 2022).

O equipamento pioneiro instalado no campus permite que o consumidor deposite o resíduo de embalagem e receba um valor pela embalagem lá deixada diminuindo, assim, o seu impacto ambiental e promovendo a reciclagem. Para receber esta quantia, só tem de fazer download da myTOMRA app, registar-se na app com a sua informação pessoal e associar a sua conta PayPal à sua conta myTOMRA app para conseguir receber os 0,15 cêntimos. O utilizador pode escolher receber o montante ou doar essa importância a uma organização social, nomeadamente o Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos.

Para mais informações sobre o seu funcionamento, consulte este site.

Se quiser saber como a comunidade Nova SBE está a contribuir ativamente com um campus mais sustentável, consulte o Nova SBE Green Guide – um manual que mapeia o equipamento e os recursos de que a escola dispõe, informando e dado dicas práticas sobre como é possível transformar o mundo de forma responsável dentro e fora do campus.
 

What's happening