Nova Promove | 27 setembro 2020 Ranking Mundial Financial Times: Nova SBE Sobe Para a 16.ª Posição com Mestrado Internacional de Gestão

O Financial Times acaba de divulgar o ranking de melhores escolas de gestão do mundo. Em 2020, a Nova SBE sobe para a 16.ª posição com o mestrado internacional em gestão e é a única instituição de ensino portuguesa a figurar no Top 40 deste conceituado ranking internacional.

A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) sobe seis posições em relação a 2019 no ranking da prestigiada publicação do Financial Times que, após avaliar as escolas com mestrado em gestão em todo o mundo, classificou as 90 com os melhores mestrados em gestão mundialmente.

A tabela, que se foca na avaliação dos mestrados em gestão de escolas de todo o mundo, agora publicada pelo Financial Times incide sob 17 indicadores que qualificam as escolas em três principais categorias: progresso de carreira dos Alumni, diversidade da escola e experiência internacional, às quais se agrega a categoria de apontamentos adicionais, igualmente considerados para aferir elementos diversos que complementam a qualidade da escola e do mestrado.

De entre os indicadores avaliados, o mestrado de gestão internacional da Nova SBE destaca-se pelo parâmetro de empregabilidade a três meses, obtendo uma percentagem de 97 %, e pelos objetivos a alcançar por parte dos Alumni (88 %). Na categoria de diversidade, o destaque vai para a percentagem de alunas (60 %) e membros que constam do board (62 %), que são, na sua maioria, superior às escolas posicionadas no Top 20, assim como acontece com a percentagem de alunos (86 %) e membros do board internacionais (92 %). A Nova SBE destaca-se ainda enquanto a escola que detém 100 % de doutorados.

Este resultado consolida ainda mais os níveis de desempenho consistente e exigente que a escola aplica aos seus programas de mestrado. Recorde-se de que, em junho deste ano, o Financial Times classificou o mestrado internacional de gestão na 14.ª posição quando comparado com outros mestrados idênticos em todo o mundo.

Daniel Traça, Dean da Nova SBE, refere que “a nossa prioridade enquanto escola é, e sempre será, a formação completa e a capacitação dos nossos alunos para adaptarem-se continuamente a um mercado global com desafios muitas vezes disruptivos e singulares. Assim, acreditamos que o resultado nos rankings é um reflexo de que estamos no caminho certo e é fruto da nossa ambição e da missão da escola para o futuro.”

Rita Cunha, Associate Dean e Pre-Experience Studies da Nova SBE, destaca a sua satisfação com este resultado, que “reconhece o trabalho de melhoria contínua do programa, da sua estrutura académica inovadora e da qualidade dos professores. O nosso lema é o desenvolvimento dos líderes do futuro. Os nossos valores são claros e enfatizam o rigor, a internacionalização e o vanguardismo do ensino, bem como o impacto na sociedade e no mundo. Os nossos alunos veem neste ranking a confirmação externa da experiência que vivem no mestrado em gestão”.

Por seu lado, a alumna do mestrado em gestão, Madalena Amaral Santos, refere que “é com muito orgulho que vejo a Nova SBE e o mestrado em gestão serem reconhecidos como um dos programas de negócios líderes em todo o mundo. Fazer o meu mestrado na Nova SBE teve um impacto extremamente positivo na minha vida profissional. Tenho a certeza de que continuará a impactar muitos outros de forma semelhante”.

Além do mestrado internacional de gestão, também o mestrado em gestão internacional da aliança CEMS, apenas lecionado em Portugal e na Nova SBE, se mantém no Top 20 do ranking da Financial Times, na 13.ª posição.

O CEMS é uma aliança global de 33 business schools de topo, 70 empresas multinacionais e organizações não governamentais que, em conjunto, oferecem o mestrado em gestão internacional CEMS. Este mestrado internacional prepara alunos para trabalharem em organizações globais e para terem uma contribuição relevante na sociedade, sendo a Nova SBE a única entidade de ensino portuguesa membro do CEMS e uma das maiores business school da Aliança, no que diz respeito ao número de alunos inscritos.

O ranking completo de mestrados em gestão do Financial Times pode ser consultado aqui.