A Experiência do Intercâmbio MIRAI através da Nova SBE
Nova Promove | 29 maio 2020 A Experiência do Intercâmbio MIRAI através da Nova SBE

Em Japonês, mirai significa “futuro” e também é o nome do programa de intercâmbio concebido para criar laços e introduzir jovens europeus ao modo de vida único do Japão.

Ouvi falar do programa MIRAI pela primeira vez através da plataforma JobTeaser da Nova SBE. Estava anunciado como sendo um programa de dez dias, inteiramente oferecido, através do qual poderia explorar o Japão com um itinerário bem estruturado e junto a um grupo diversificado de outros alunos europeus. O evento ocorre anualmente e existe para diferentes áreas de estudo, proporcionando atividades variadas e trazendo os alunos para locais relacionados com a principal área dos mesmos. No meu caso, fui pré-selecionado pela Career & Corporate Placement Team da Nova SBE para a área de economia e negócios, após enviar meu currículo. O passo final foi uma entrevista motivacional com representantes da Embaixada do Japão em Lisboa. Fiquei entusiasmado por saber que tinha sido selecionado e que, em breve, iria embarcar numa viagem que iria exceder as minhas expetativas. Estes intercâmbios são uma excelente oportunidade não só para autodesenvolvimento, mas também para expandir a presença internacional da Nova SBE através da promoção da instituição e da valiosa criação de contactos com outros futuros líderes, que poderão eventualmente ser exploradas pelos antigos alunos da escola.

Iniciámos a nossa expedição em Tóquio com uma sessão de apresentação feita  diplomatas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que organizaram o programa com a JTB Corp. Depois disso, mergulhámos diretamente no ambiente corporativo com visitas à NEC Corporation, à TOTO e à Bolsa de Valores de Tóquio. Aqui, tivemos a oportunidade de testar banheiras de última geração, lojas de reconhecimento facial e até mesmo testemunhar um IPO ao vivo. Por fim, tivemos a oportunidade de conhecer os nossos colegas da Sophia University. Ao percorrer o campus e discutir as nossas origens e ambições, tornou-se evidente que, apesar das nossas experiências universitárias terem muitas semelhanças, o ambiente de trabalho esperado diferia significativamente do da Europa.

A segunda fase do intercâmbio contou com uma paragem na cidade de Hiroxima, onde tomámos conhecimento do atentado atómico durante a Segunda Guerra Mundial em primeira mão através do testemunho de uma sobrevivente. Ela ensinou-nos que a paz não é a ausência de guerra, mas viver em segurança, com um sorriso no rosto. Esta poderosa mensagem deu o mote para visitarmos o memorial e epicentro da explosão. Depois, prestámos homenagem a Sadako Sasaki, uma jovem rapariga afetada pela bomba, que se dedicou a dobrar mil gruas de origami antes de morrer, como símbolo das vítimas inocentes desta catástrofe humana.

A parte mais inovadora do intercâmbio foi provavelmente a estada numa ilha rural chamada Etajima, situada no largo da costa de Hiroxima. Juntamente com outros três participantes da República Checa, França e Suécia, decidimos integrar-nos na rotina da nossa família de acolhimento ao longo de três dias incríveis. Isto envolveu pescar no cais para o nosso jantar, cozinhar um prato típico da região conhecido como okonomiyaki, recolher conchas durante as nossas caminhadas e participar inesperadamente numa cerimónia de chá local. Nesta última, tivemos o privilégio de receber uma apresentação de música folclórica dos nossos talentosos anfitriões, assim como vir embora com guloseimas deliciosas, o que solidificou ainda mais a minha perceção dos japoneses como um povo muito hospitaleiro. Não esquecerei tão cedo acordar às cinco da manhã para ajudar o meu anfitrião a alimentar as galinhas e ver o nascer do sol do cimo de uma colina. Em momentos como estes, percebi que não perceber a língua não tem de ser uma barreira que impeça as pessoas de experimentarem a beleza da vida em conjunto.

Nota: Daniel Soares é aluno do terceiro ano da licenciatura de economia na Nova SBE, que se deparou com esta oportunidade através do Job Teaser, uma das ferramentas da equipa de Career & Corporate Placement. Durante o seu percurso académico desempenhou um papel activo na Undergraduate Division do Nova Investment Club.