Nova SBE Lança Duas Iniciativas Para Ajudar o Terceiro Setor Durante COVID-19
Nova Promove | 06 maio 2020 Nova SBE Lança Duas Iniciativas Para Ajudar o Terceiro Setor Durante COVID-19

Perante a atual pandemia, a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) respondeu com diversas iniciativas direcionadas a organizações do terceiro setor.

A comunidade da Nova SBE acredita que tem um papel preponderante a desempenhar para ajudar as empresas sociais e sem fins lucrativos a responder à crise atual. Para tal, foi criada uma base de dados online. Esta inclui muitos projetos e iniciativas úteis entre os quais se encontram fontes de financiamento e recursos – voluntários, equipamento, tecnologia – a fim de ajudar cada organização perante a incerteza que se vive.

A base de dados pretende ajudar organizações públicas e privadas, a fim de se tornar uma ferramenta útil e de fácil utilização, na qual todos os stakeholders deste setor podem reunir-se e partilhar soluções e sugestões – que se encontram devidamente agregadas e categorizadas. A base de dados criada utiliza uma linguagem simplificada e está continuamente a ser atualizada por um conjunto de voluntários da comunidade da Nova SBE, em articulação com a equipa da Social Equity Initiative, e pode finalmente ser consultada aqui.

A equipa do Nova SBE Data Science Knowledge Center, em parceria com o Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center, – ambos centros de conhecimento da Nova SBE – criaram e lançaram também um questionário para medir o impacto que a pandemia e o Estado de Emergência tiveram no setor social. Lançado no dia 20 de março de 2020, este teve como objetivo analisar o impacto que teve nas organizações sociais portuguesas e procurou ainda explorar eventuais medidas de apoio que podem ser adotadas. Os resultados do estudo podem ser consultados aqui, sendo que existem já planos para relançar o questionário no mês de junho para novas análises.

O que decidirmos hoje impactará o nosso futuro, razão pela qual a Nova SBE se mantém unida na sua missão de partilhar e aprender.

What's happening