Nova SBE Ganha Cátedra ERA Pela Primeira Vez
Nova Promove | 06 abril 2020 Nova SBE Ganha Cátedra ERA Pela Primeira Vez

A Comissão Europeia selecionou para financiamento o projeto SOCIALinNOVA-HUB, a primeira Cátedra ERA da Nova SBE que, sob coordenação do professor Daniel Traça, ambiciona posicionar a escola como a referência europeia na investigação em Inovação Social.

Este projeto de 2,5 M € tem por base o pioneirismo e credibilidade que Portugal tem assumido na implementação de iniciativas de Inovação Social, assim como o forte envolvimento da Nova SBE em ações deste tipo. Vai ainda contribuir com a implementação de mudanças estruturais na escola, ampliando a sua capacidade de investigação, visibilidade e competitividade. O Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center foi um dos principais intervenientes da candidatura a esta cátedra e será o centro de conhecimento que dará apoio à gestão do projeto.

O SOCIALinNOVA-HUB irá apoiar o recrutamento de um professor e investigador internacionalmente reconhecido na área da Inovação Social, e da sua equipa, para desenvolver esta área na Nova SBE, atuando nas três dimensões principais de intervenção da escola – educação, investigação e envolvimento da comunidade.

Entre os objetivos deste projeto destacam-se a melhoria da qualidade dos programas de ensino em Inovação Social, o desenvolvimento de processos internos que contribuam para a consolidação da excelência da investigação, e a expansão das redes internacionais de investigação da escola. Esta Cátedra ERA irá também ter um forte contributo para a construção do Espaço Europeu de Investigação.

Além do mais, irá ser promovida a cocriação na área da Inovação Social, tendo por base não só as iniciativas sociais da escola, mas também as da forte rede de intervenientes nesta área, incluindo as das instituições que apoiam o projeto (Portugal Inovação Social, Câmara Municipal de Cascais, BPI/Fundação "La Caixa", Fundação Calouste Gulbenkian, Ashoka, Impact Hub, IES-Social Business School, Maze e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa).

Este projeto enquadra-se na missão da Nova SBE – “Ser uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de talento e conhecimento que impacta o mundo”. A sociedade enfrenta muitos desafios, como desigualdades, mudanças climáticas, tráfico de seres humanos, pobreza, entre outros. Testemunhamos o aparecimento do populismo, de ideias totalitárias, da opressão e divisão motivadas pelo medo, dificultando o progresso e um futuro mais sustentável para todos. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, para cujo atingimento esta Cátedra ERA pretende contribuir, são um apelo universal e interdisciplinar para enfrentar estes desafios com o envolvimento de todos os atores, incluindo as empresas.

Neste contexto, a Inovação Social é o caminho necessário para a cooperação, solidariedade, convergência social e económica, empreendedorismo e inovação. Traz novas ideias – produtos, serviços e modelos – que criam relações ou colaborações sociais, desenvolvendo soluções que melhoram a capacidade de a sociedade agir. Assim, existe uma forte necessidade de promover a investigação de excelência em Inovação Social para que esta contribua de forma eficaz para enfrentar os desafios globais que a humanidade enfrenta, com impacto não apenas na sociedade civil, mas também nos setores público, privado e terceiro setor.

Como resultado do SOCIALinNOVA-HUB, a Nova SBE tornar-se-á numa referência em investigação e educação em Inovação Social na Europa orientada para a produção de conhecimento e estimulando o aumento das iniciativas de Inovação Social, não só locais como europeias. Além do aumento da competitividade em I&D do país, é esperado que o impacto gerado, devido à participação da comunidade, seja sentido no ecossistema de Inovação Social e apoie a União Europeia a contribuir diretamente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“A inovação social e a atração de talento são eixos estratégicos da Universidade NOVA de Lisboa, cujo propósito é servir a comunidade através do conhecimento. Só assim podemos contribuir para uma sociedade mais equitativa, justa, coesa e inclusiva. À Nova SBE, os meus parabéns pelo trabalho desenvolvido, que a todos nos enche de orgulho”, João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa.

“É com orgulho que recebemos a Cátedra do Espaço Europeu da Investigação (ERA – European Research Area) pela primeira vez na nossa história. A área da Inovação Social é particularmente relevante no contexto atual. Perante uma realidade social e económica sem precedentes, são iniciativas de inovação social que irão certamente desempenhar um papel relevante na reconstrução da Europa. O futuro hub de inovação social da Nova SBE será uma fonte fundamental de diferenciação e impacto para a nossa escola.”, sublinha Daniel Traça, Dean da Nova SBE.

“A escola tem como objetivo estratégico produzir conhecimento científico com impacto e relevância para a comunidade em geral e a Cátedra ERA contribui com este objetivo, pois permite atrair um grupo de professores e investigadores de referência na área da inovação social”, esclarece Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Científico da Nova SBE, sublinhando que “a Cátedra ERA revela ainda a capacidade da Nova SBE atrair fundos de investigação internacionais.”

Sobre as Era Chair: As Era Chair contribuem para a excelência das instituições. Estes projetos permitem recrutar investigadores, com trabalho de investigação de excelência e forte experiência em gestão de ciência, para as universidades ou outras instituições de investigação científica de países em expansão e com potencial científico. O objetivo é atrair e manter recursos humanos de alta qualidade, sob a direção de um renomado investigador (ERA Chair Holder) e, ao mesmo tempo, implementar as mudanças estruturais necessárias para alcançar a excelência de forma sustentável.