Economia Viva’ 20 na Nova SBE em Carcavelos
Nova Promove | 19 fevereiro 2020 Economia Viva’ 20 na Nova SBE em Carcavelos

A Nova SBE, através do Nova Economics Club e a Nova SBE Students’ Union, promoveu durante a última semana, no campus de Carcavelos, a quinta edição do Economia Viva.

O Economia Viva é o maior ciclo de conferências sobre economia organizado por alunos em Portugal. Ocorre anualmente desde 2016, tem a duração de uma semana, e durante esta pelo menos uma temática de relevância nacional e internacional diferente é debatida diariamente com académicos, especialistas de diferentes sectores, políticos e alunos. O evento tem como missão estimular o pensamento crítico económico e fomentar o debate saudável de ideias dos alunos, proporcionando um complemento à sua formação académica.

Nesta edição, debateram-se alguns dos temas mais fraturantes da atualidade, nomeadamente:

· Nudging: How Behavioural Economics Can Shape Public Policy – dia 3
· Growing Green in Europe – dia 4
· Can a Euro Area Budget Stabilize the Eurozone? – dia 5
· Serão os Marcados Laborais Autorregulados Eficientes – dia 6
· Portuguese Football: A case of Economic Success– dia 6
· The Future of the Global Value Chain – dia 7
· Estará a Banca Nacional Preparada para uma Nova Crise? – dia 8

A Conferência contou com a presença de inúmeras personalidades, entre os quais Manuel Caldeira Cabral, antigo Ministro da Economia de Portugal, Maximilian Freier, Economista do Banco Central Europeu, Fernando Faria de Oliveira, Presidente da Associação Portuguesa de Bancos e Philipp Schepelmann, Project Co-ordinator da Wuppertal Institute, entre muitos outros.

O primeiro dia do Economia Viva foi dedicado ao tema “Nudging: How Behavioural Economics Can Shape Public Policy”. A primeira sessão do dia contou com a participação de Alexander Coutts, Professor da Nova SBE, Bibi Groot, Director and Head of Educational Policy da CLOO, Diogo Gonçalves, Fundador da Nudge Portugal e Sandra Maximiano, Professora da ISEG.

O segundo dia da conferência foi inteiramente dedicado ao tema “Growing Green in Europe”. A primeira sessão do dia contou com a participação de Angela Morgado, Executive Diretor da ANP/WWF, Clara Costa Duarte, Professora da Nova SBE, Philipp Schepelmann, Project Coordinator da Wuppertal Institute, Miguel Araújo, Professor da Universidade de Évora, e Paulo da Silva Lemos, Policy Officer da DG ENV na Comissão Europeia.

A abertura da sessão no terceiro dia coube a Maximillian Freier, Economista no Banco Central Europeu, Pedro Duarte Neves, antigo Vice-Presidente do Banco de Portugal, e Francisco Franco, Professor na Nova SBE e do Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center, no Painel “Can a Euro Area Budget Stabilize the Eurozone”.

O quarto dia da conferência foi dedicado ao tema: “Serão os Mercados Laborais Autorregulados Eficientes?”. A sessão do dia contou com a participação de Ana Filipa Fernandes, GPEARI Ministério das Finanças Portugal, Daniel Fortuna do Couto, Vice-Presidente do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos e Rui Manuel Leão Martinho, Bastonário da Ordem dos Economistas.

A abertura da sessão no quinto dia de Conferência coube a Enrique Galán, Executive Director do Board of Directors of the Asian Development Bank, Rodolfo Lavrador, antigo Presidente da Portugal US Chamber of Commerce, Paulo Portas, Professor na Nova SBE, e João Amador, Diretor no Banco de Portugal, para o Painel “The Future of the Global Value Chain”.

O último dia, subordinado ao tema “Estará a Banca Nacional Preparada para uma Nova Crise”, contou com a participação de Fernando Faria de Oliveira, Presidente da Associação Portuguesa de Bancos, Manuel Caldeira Cabral, antigo Ministro da Economia, Ana Paula Serra, Administradora do Banco de Portugal, e Samuel Lopes, do European Banking Authority.

Diogo Conceição, Organizador do Economia Viva 2020 sublinhou "A faculdade sempre teve um papel disruptivo na sociedade e tencionamos manter essa tendência formulando um relatório com tudo o que foi discutido ao longo da semana para apresentar às entidades decisoras para que possa ser útil no desenho de novas políticas."

Francisco Tavares, Presidente da Nova SBE Students’ Union referiu que "O Economia Viva é a prova de que esta geração quer contribuir para a discussão dos grandes desafios dos nossos tempos."

Daniel Traça, Dean da Nova SBE destacou a importância de que "A maior riqueza desta escola são os seus alunos. A maior ferramenta e capacidade de fazer crescer os seus alunos é a Nova SBE dar espaço e liberdade para os seus alunos levarem a cabo os seus projetos e o Economia Viva é uma das maiores provas disso. Isto é a Nova SBE que queremos construir, debater temas-chave e ajudar a encontrar soluções para o futuro.”

Daniel Traça sublinhou ainda que “Não posso deixar de registar a profundidade de ideias aqui debatidas, que certamente são relevantes, não só para Portugal, mas mundialmente. É importante que, a par do conhecimento adquirido na universidade, os alunos tenham um contacto direto com as instituições e os temas em discussão na sociedade, que definem o presente, mas também um futuro que será o nosso e o deles.”

What's happening