New Global Commitment Report Revela Melhorias no Combate à Poluição de Plástico
Nova Promove | 25 outubro 2019 New Global Commitment Report Revela Melhorias no Combate à Poluição de Plástico

A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) faz orgulhosamente parte dos esforços globais que têm sido feitos para evitar a poluição de plástico que foi revelada no novo relatório da Ellen MacArthur Foundation, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Este resultado surge 12 meses depois do lançamento do "New Plastics Economy Global Commitment", que criou uma economia circular para o plástico.

A Nova SBE tornou-se a segunda escola em Portugal e também a segunda escola figurada no ranking do Financial Times, e das poucas entidades com piloto de depósito, a assinar este compromisso global.

Lançado em outubro de 2018, o New Plastics Economy Global Commitment tem agora mais de 400 organizações que se comprometeram a eliminar o uso desnecessário de embalagens de plástico e a inovar, para que todas as embalagens sejam 100 % reutilizáveis, recicláveis ​​ou compostáveis ​​e possam circular facilmente e em segurança, sem se tornar em lixo ou poluição.

Esta é mais das iniciativas da Nova SBE em prol do seu projeto de sustentabilidade, que se encontra cada vez mais latente nos vários projetos e medidas que tem lançado e demonstra a sua total sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com as apostas europeias e nacionais rumo a uma economia circular.

A promessa de um progresso antecipado

Este relatório apresenta um nível inédito de transparência sobre como quase 200 empresas e governos estão a mudar a produção e utilização de plástico para conseguir atingir este objetivo, o que demonstra ser um progresso promissor.

A análise realizada para o relatório demostra que, em média, cerca de 60% das embalagens de plástico dos signatários são atualmente reutilizáveis, recicláveis ​​ou compostáveis ​. Através do New Plastics Economy Global Commitment, todos os signatários se comprometeram a continuar estes esforços até atingirem os 100% em 2025.

Inger Andersen, diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, disse:

“Combater o deperdício de plástico exige uma mudança fundamental do sistema, de uma economia linear para uma economia circular, algo que fulcural para o 'New Plastics Economy Global Commitment'. O 2019 Progress Report mostra como empresas e governos estão a mobilizar-se de forma sistemática, demonstrando o quão lógica é essa abordagem para os negócios e para a política. Os benefícios representam uma enorme oportunidade e esta abordagem não deixa qualquer margem para desculpas. Precisamos que todos os atores trabalhem juntos para combater a crise da poluição do plástico: o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente pede que todas as empresas e governos relevantes se juntem a este compromisso global como parte do plano 'Towards a pollution-free planet'”.

Quando questionado sobre a importância do envolvimento da Nova SBE, Luís Veiga Martins, Sustainability Officer da escola, sublinhou que:

"As universidades e o meio académico, de uma forma geral, com a sua ampla abrangência em torno da criação e disseminação de conhecimento e tendo em conta a posição única que detêm na sociedade, têm um papel fundamental na promoção da economia circular. Daí a Nova SBE ter, desde o início, decidido fazer desta iniciativa e, deste modo, lutar para por ser melhor e criar impacto positivo no mundo."