Impact Challenge – Uma iniciativa inovadora da Nova SBE Fellowship
Aconteceu na Nova | 21 janeiro 2018 Impact Challenge – Uma iniciativa inovadora da Nova SBE Fellowship

No passado dia 19 de novembro, os alunos da Nova SBE Fellowship for Excellence participaram num desafio de impacto social desenvolvido em parceria com a Everis, consultora multinacional de negócios e tecnologias de informação, parceira do programa de bolsas da Nova School of Business & Economics, a Câmara Municipal de Cascais e o Centro Comunitário da Paróquia da Carcavelos (CCPC) para trabalhar questões de sustentabilidade e responsabilidade social. O desafio de impacto social, também denominado “Impact Challenge”, pretende desenvolver as competências técnicas de que os alunos precisarão no mercado de trabalho enquanto visa, ao mesmo tempo, ajudar o CCPC.

Os alunos foram, deste modo, desafiados a encontrar soluções para o CCPC – um centro que ajuda crianças, famílias e idosos, dando assistência a várias áreas de apoio social e emprego – perguntando-lhes como poderiam garantir a sustentabilidade financeira do CCPC a médio prazo. O intuito passava por tentar solucionar os problemas mais prementes do Centro Comunitário, assegurando que este poderá continuar a ter capacidade de prestar serviços sociais.

A iniciativa arrancou pelas 10h e decorreu no CCPC, onde representantes do mesmo fizeram a apresentação do contexto, e posteriormente a Everis e a Nova SBE dinamizaram e contribuíram para o desafio com a combinação de experiência na área de consultoria e conhecimento do sector social. Uma vez divididos em equipas, os alunos conciliaram as suas melhores ideias e elaboraram um pitch, que foi apresentado a um júri composto por membros do centro e da Everis. Durante um período de cinco meses, os alunos trabalharão lado a lado com os consultores da Everis para pôr em prática os projetos de maior impacto para o Centro Comunitário.

Esta é uma iniciativa inovadora que pretende enfatizar o interesse, a motivação e o envolvimento que estes alunos já detêm com causas sociais – razão pela qual, além da excelência académica, foram nomeados Nova SBE Fellows – enquanto os prepara para o futuro mercado de trabalho, motivando-os para um desenvolvimento profissional sustentável, atentos ao impacto e responsabilidade social. Abaixo poderá ver um pequeno vídeo sobre como decorreu este inovador desafio.