Gulbenkian e Nova SBE Preparam Novo Mestrado
Nova Promove | 13 setembro 2018 Gulbenkian e Nova SBE Preparam Novo Mestrado

A Fundação Calouste Gulbenkian e a Nova School of Business & Economics preparam-se para lançar, em parceria, o primeiro mestrado em Empreendedorismo e Impacto em Portugal. Será ainda lançado um programa de formação de executivos dirigido a líderes de empresas. Tanto o mestrado como o programa de formação de executivos foram concebidos no âmbito da nova cátedra Gulbenkian da Nova SBE, dedicada à economia de impacto (Gulbenkian Chair of Impact Economy). Na origem destas ofertas formativas está a ideia de que os novos desafios sociais ocupam um espaço cada vez mais relevante na economia e na sociedade e que a sua resolução passa por uma transformação na atitude das organizações, sobretudo no que diz respeito a liderança. A parceria permitirá ainda dinamizar a investigação e desenvolvimento de conteúdos nesta área.

O programa terá um formato inovador que englobará três diferentes vertentes de especialização: empreendedorismo, empreendedorismo social e intra-preendedorismo. Terá início no ano letivo de 2019/2020.

Já o curso de formação para executivos terá a duração de três dias e tem como objetivo envolver mais talento (nacional e internacional) na resolução de desafios da sociedade. A aposta é feita na alteração do mindset de liderança através da exploração de conceitos e ferramentas de empreendedorismo, inovação e investimento social que conduzam à transformação das suas organizações. O programa, que decorre durante o presente ano letivo, procura transformar estes líderes em catalisadores de inovação social e de investimento de impacto nas suas organizações.

No âmbito desta parceria, a Fundação Calouste Gulbenkian apoiará ainda os alunos da Nova SBE que frequentem estes programas, atribuindo bolsas de mérito aos participantes no novo mestrado e duas bolsas anuais no programa de executivos.

“A ligação entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Universidade Nova de Lisboa, mais precisamente com a Nova SBE, tem já uma longa história. Com esta parceria específica, procuramos não só dar mais força à capacidade de investigação sobre estes novos temas em Portugal, mas também – e principalmente – influenciar os atuais e futuros líderes no sentido de incluírem fatores de impacto social nos seus processos de decisão”, afirma Isabel Mota, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.

“Com este apoio da Fundação Gulbenkian, que muito nos orgulha, a Nova SBE consubstancia, de uma maneira integrada, a aposta que tem vindo a fazer na atracão e desenvolvimento de talento nacional e internacional nas áreas de empreendedorismo e empreendedorismo social.Com estes novos programas estaremos a desenvolver as skills dos profissionais do futuro através de programas problem-based e action oriented destinados às novas gerações que procuram uma educação mais prática e focada no seu potencial impacto, num ambiente único de startups que temos hoje em Portugal”, declara Daniel Traça, Dean da Nova SBE.