Miguel Ferreira é o novo Presidente do Conselho Científico
Aconteceu na Nova | 15 fevereiro 2019 Miguel Ferreira é o novo Presidente do Conselho Científico

Nos últimos seis anos, o Conselho de Docentes e Investigadores, liderado por Miguel Pina e Cunha, Presidente do Conselho Científico, teve um grande contributo no desenvolvimento da Nova School of Business & Economics (Nova SBE), tornando-a numa escola global. Para o novo mandato, a Nova SBE tem o prazer de anunciar e de dar as boas-vindas ao novo Presidente do Conselho Científico, Miguel Ferreira.

Sob a liderança de Miguel Pina e Cunha, a Nova SBE aumentou o nível de produção, transferência e disseminação do conhecimento, o nível de internacionalização do corpo docente, a quantidade e qualidade dos programas académicos e o recrutamento de professores internacionais experientes e com talento.

Para promover o desenvolvimento das suas três áreas académicas – economia, finanças e gestão, o Conselho de Docentes e Investigadores desenvolveu um programa de recrutamento intensivo e apoiou a escola na criação e desenvolvimento dos seus Centros de Conhecimento e outras iniciativas do corpo docente, que integram pesquisa fundamental e aplicada. Também aprovou um sistema de gestão de desempenho e um mecanismo de incentivos à pesquisa, a fim de promover a qualidade da pesquisa, o ensino e o envolvimento da comunidade.

A produção científica durante o período 2012 – 2018 distinguiu-se pela publicação de 563 de artigos, mais de 40 livros e 110 capítulos de livros. A Unidade de Investigação organizou mais de 50 eventos e 400 seminários, promovendo a troca de conhecimento com investigadores de topo. Teve um grande contributo para a formação científica de jovens alunos, com a contratação de mais de 100 investigadores assistentes para trabalharem em diversos projetos de pesquisa. Os projetos desenvolvidos pelos Centros de Conhecimento envolveram dezenas de candidatos a mestrado e doutoramento, tendo estes tido também um grande contributo para o desenvolvimento da ciência com impacto, fertilização cruzada aplicada e pesquisa fundamental, programas académicos e educação executiva.

Não existem palavras suficientes para agradecer a Miguel Pina e Cunha por tudo o que levou a cabo e pelo contributo que teve para o Conselho de Docentes e Investigadores e toda a comunidade da Nova SBE.

Para o novo mandato, a Nova SBE vem por este meio anunciar e dar as boas-vindas ao novo Presidente do Conselho Científico, Miguel Ferreira. Para o seu mandato, estipulou quatro prioridades: recrutamento efetivo e desenvolvimento do corpo docente a fim de promover o crescimento das áreas estratégicas da escola e o desenvolvimento do conhecimento interdisciplinar; uma estratégia de comunicação eficiente para o gabinete de investigação, para melhorar a ligação entre a ciência e a sociedade e reportar o seu impacto; atração e diversificação do financiamento das investigações; a eficiência e qualidade do apoio prestado ao corpo docente e investigadores.