Nova Promove | 14 fevereiro 2019 Nova SBE com curso inédito de Machine Learning em colaboração com Data Science for Social Good Europe

Na passada sexta-feira, dia 1 de fevereiro, a Nova SBE arrancou com a primeira edição do curso Machine Learning, concebido para os alunos de mestrado. Este foi desenvolvido em colaboração com o Data Science for Social Good Europe, uma iniciativa da Nova SBE que é liderada por Leid Zejnilovic. “É com grande satisfação que oferecemos aos nossos alunos formação numa área tão importante quanto esta”, afirma o professor Zejnilovic.

A dar as boas-vindas aos alunos estava o diretor de tecnologia do Data Science for Social Good Europe, o professor Qiwei Han, que enalteceu a importância das competências técnicas para as novas gerações. O professor Han afirma ser necessário os alunos “estarem bem preparados para trabalhar em organizações que estão cada vez mais dependentes da automatização dos seus processos”.

O curso é lecionado pelo professor Rayid Ghani, fundador da Data Science for Social Good” e diretor do Center Data Science and Public Policy na universidade de Chicago. No ano de 2012 foi Chief Data Scientist para a campanha “Obama for America 2012 Campaign”. Rayid participou nesta primeira aula por videoconferência, deixando aos alunos uma mensagem de motivação e uma breve introdução sobre o tema e respetiva importância.

“O objetivo desta formação é capacitar os seus participantes a terem impacto em todos os aspetos da sociedade, ensinando-os a compreender e formular problemas, como usar o machine learning para os resolver e como comunicar o impacto das novas abordagens para as empresas, governos e ONG mudarem a forma como tomam decisões” – professor Rayid Ghani.

Na primeira semana de março, a Nova SBE terá o prazer de receber o professor Rayid Ghani para dar uma parte das aulas deste curso.

Para os alunos, a inteligência artificial é um conceito muito apelativo. João Franco, aluno de mestrado, indica que “ (…) é essencial que as escolas de negócios tenham cursos como este porque as competências que aprendemos aqui definirão o futuro”. Na opinião de Carolina Martins, aluna do mestrado em finanças, este curso “é uma forma de estarmos irmos mais longe e estarmos à frente das novas tecnologias”.

O curso de Machine Learning começou no dia 1 de fevereiro e será lecionado até ao dia 12 de maio do presente ano.