Exposição Sustentável em Destaque na Nova SBE
Nova & Cultura | 10 dezembro 2018 Exposição Sustentável em Destaque na Nova SBE

No passado dia 3 de dezembro, o campus da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) inaugurou a exposição “Do Lixo à nossa Arte”, organizada pela Take C’air e o Movimento Claro, com o apoio da própria escola e da Câmara Municipal de Cascais.

A iniciativa tem como objetivo a sensibilização da comunidade para o problema do lixo marinho. Para o fazer, a organização convidou cinco artistas com backgrounds diferentes para criar obras de arte a partir do lixo recolhido, na praia de Carcavelos, por mais de 200 voluntários.

As peças de Clo Bourgard, Forest Dump, Pedro Vertsteeg, David de Sousa e Pat Lucas Nunes e Melo estarão expostas no campus de Carcavelos até ao dia 13 de dezembro, no Hovione Atrium.

Quando questionada sobre a importância do projeto e sobre a sua participação, Clo Bourgard diz que esta exposição é uma «sensibilização», sendo «muito interessante para um artista fazer uma coisa com um sentido tão emotivo que tem que ver com a nossa casa, [a casa] de todos».

Já nas palavras de Forest Dump, que assume ter uma relação muito próxima com o mar, a sensibilização é o que está na base da resolução destes problemas e afirma que toda a ação acaba por ser uma «reflexão sobre o que fazer com os nossos recursos».

As obras estarão também disponíveis para licitação até à mesma data num leilão online do Palácio do Correio Velho. O montante angariado será utilizado para apoiar a recuperação das áreas ardidas no incêndio que afetou o Parque Natural Sintra-Cascais.