Introdução

Aqui poderá ler as últimas notícias sobre a COVID-19 na nossa escola e em Portugal. Poderá igualmente encontrar mais informações sobre as medidas e regras mais recentes e links úteis para os últimos desenvolvimentos.

15 de março de 2021

Regresso ao Campus & Plano de desconfinamento

Regresso ao Campus

O Governo Português confirmou a reabertura das universidades no dia 19 de abril. Eis um resumo do que foi planeado para o regresso ao Campus:

• A partir de dia 19 de abril, todas as aulas serão presenciais. A transmissão live stream das aulas será garantida até ao final do semestre se não conseguirem regressar a Lisboa ou estiverem de quarentena;
  • A partir de dia 19 de abril, todos os exames e mid-terms serão presenciais embora existam alternativas para circunstâncias excecionais (se for esse o caso, por favor contactem specialrequests.bachelors@novasbe.pt, specialrequests.masters@novasbe.pt);
  • Todos os que estarão no campus pela primeira vez deverão fazer o check-in no Hovione Atrium para receber o seu welcome kit e registarem-se numa das campus tours disponíveis;
  • O horário de funcionamento do campus será das 7h30 às 22h30 durante os dias de semana (de segunda a sexta-feira) e aos sábados;
  • Os serviços da escola encontram-se reduzidos: estarão no campus apenas membros de staff de equipas indispensáveis e o horário das mesmas será ajustado. Todos os restaurantes e concessionários do campus estarão abertos (ver horários aqui).

Portugal - Plano de Desconfinamento

A renovação do Estado de Emergência, em vigor a partir das 00h00 do dia 16 de abril, anunciada pelo Governo português, determina que o plano de desconfinamento deve avançar tal como estava previsto na generalidade do país à exceção dos concelhos em que o risco de transmissão é considerado elevado. Como tal, as medidas aplicadas aos concelhos dependem do nível de risco de cada um e são as que se seguem:

Nível 1: concelhos onde o plano de desconfinamento recua para a fase anterior - Moura, Odemira, Portimão, and Rio Maior – ver mais detalhes aqui;

Nível 2: concelhos onde o plano de desconfinamento recua para a fase interior e não pode avançar para a seguinte - Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela – ver mais detalhes aqui;

Nível 3: os restantes concelhos avançam para a fase seguinte do plano de desconfinamento.

O regresso ao Ensino presencial das Escolas e Univesidades ocorrerá em todo o país, independentemente do nível de risco do concelho em que se insiram.

Isto significa que em Lisboa e Cascais avançaremos para a fase seguinte na qual, além das medidas já em vigor, aplicam-se igualmente as seguintes novas medidas:

Permite-se a abertura de:

• Todas as lojas e centros comerciais;
  • Restaurantes, cafés e pastelarias (com o máximo de quatro pessoas por mesa no interior ou seis por mesa em esplanadas) até às 22h30 nos dias de semana ou às 13h nos fins-de-semana e feriados;
  • Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos;
  • Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação.

Autoriza-se a prática de:

• Modalidades desportivas de médio risco;
  • Atividade física ao ar livre até seis pessoas;
  • Realização de eventos exteriores com diminuição de lotação (5 pessoas por 100 m²)
  • Casamentos e batizados com 25 % de lotação.

As seguintes regras gerais ainda se aplicam:

• Trabalhar remotamente sempre que possível;
  • O horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais até às 21h00 durante a semana e às 13h nos fins de semana e feriados ou 19h para espaços de comércio de retalho alimentar.