Em 2017, o ICF começou a desenvolver, em conjunto com a comunidade, soluções para melhorar a empregabilidade de pessoas com deficiência.
Depois de fazer um diagnóstico e perceber onde era necessário intervir, foram desenvolvidas e testadas soluções, através de projetos-piloto, em conjunto com a comunidade.
Hoje, essas soluções – o Processo de Recrutamento Inclusivo, o Compromisso com a Inclusão, o Peer2Peer e o Inclusive Future –, estão entregues à comunidade e continuam o seu caminho cumprindo o propósito para as quais foram criadas.
O Processo de Recrutamento Inclusivo é um processo que foi especialmente desenhado para permitir às pessoas com deficiência um maior acesso a oportunidades no mercado de trabalho, e às empresas, a contratação de colaboradores com deficiência através de um serviço especializado.
Este mecanismo de mercado é executado pelas empresas de recrutamento e seleção, que fazem a ligação entre os perfis das pessoas com deficiência à procura de emprego e as necessidades específicas das empresas que querem contratar pessoas com deficiência. Desta forma, é igualmente assegurado o apoio necessário à empresa e ao colaborador com deficiência no seu novo posto de trabalho durante o processo de inclusão.
O desenvolvimento do Processo de Recrutamento Inclusivo resultou do projeto-piloto HR4Inclusion, desenvolvido pelo ICF, em conjunto com empresas de recrutamento e seleção e IPSS dedicadas à vida das pessoas com deficiência, durante o desenvolvimento do tema da Empregabilidade.
O Processo de Recrutamento Inclusivo está a ser atualmente aplicado pela Argo Partners, Michael Page e Randstad, que podem ser contactadas para o efeito.
