Inclusive Community Forum

Inclusion LABs Fotografia dos participantes do Inclusion LABs a trabalhar em grupo durante uma sessão.

Educação

A Abordagem Académica do ICF ao Tema da Educação

Desde o início do seu trabalho que o ICF procura ter robustez académica e, nesse sentido, no âmbito do tema da Educação, apostou em dar seguimento a uma nova metodologia de trabalho – a Mudança Sistémica.

A Mudança Sistémica é uma das metodologias utilizadas para a resolução de problemas especialmente complexos e abrangentes, agindo sobre o sistema como um todo para a sua plena transformação. Assim, a Mudança Sistémica, levada a cabo sob orientação da Professora Silvia Herrero, traz ao ICF o complemento académico necessário e uma maior robustez ao processo enquanto permitido, também, envolver ainda mais – e mais ativamente – a comunidade. Esta é chamada a desenvolver o trabalho, desde a análise do contexto atual à ideação e implementação de soluções no terreno, levando a que o resultado final seja fruto da comunidade.

Apesar da complexidade e abrangência do desafio atual (reforçar a capacitação das pessoas com deficiência para a vida ativa), o ICF está confiante na transformação positiva deste contexto, devido à metodologia utilizada, à experiência e conhecimento da direção académica nesta área e ao envolvimento ativo e entusiasta que o ICF tem testemunhado por parte da comunidade.