Inclusive Community Forum

Educação

A Nova Forma de Envolvimento da Comunidade

O envolvimento da comunidade é vital para a transformação sustentável de qualquer contexto. Por esse motivo, o ICF criou os Inclusion LABs.

Estes LABs são sessões de trabalho para a cocriação e implementação de soluções com o objetivo de reforçar a capacitação das pessoas com deficiência para a vida ativa. Para estas sessões, o ICF convidou um conjunto de 41 participantes, de contextos e áreas de experiência profissional e pessoal muito diversas, que trazem a complementaridade e a cooperação necessárias à aplicação da Mudança Sistémica.

À medida que este tema é desenvolvido, estes participantes trabalham na cocriação e implementação de soluções que irão permitir reforçar a capacitação das pessoas com deficiência para a vida ativa. Os participantes estão divididos em sete grupos diferentes, de acordo com o seu poder de intervenção nas diferentes vertentes identificadas no diagnóstico, trabalhando sempre de forma colaborativa para atingirem o objetivo comum deste tema.

Estas sessões tiveram início em fevereiro e findam em dezembro de 2020, momento a partir do qual as iniciativas, já testadas no terreno, ganham a sua autonomia e tornam-se sustentáveis. A partir desse momento, os grupos dos Inclusion LABs seguem o seu caminho autonomamente, contando com o apoio do ICF durante um período de tempo (ao qual chamaremos de “follow-up ao tema da Educação”).

Lâmpadas Ilustração que inclui duas lâmpadas lado a lado. Uma está ligada e em movimento, dando a ideia que vai tocar a segunda lâmpada, que está desligada e inerte. Faz alusão ao poder disruptivo e de contágio que uma pessoa pode ter.

17
Empresas
14
IPSS
3
Escolas Ensino Superior
3
Familiares de Pessoas com Deficiência
2
Escolas Ensino Regular
1
Escola Ensino Profissional
1
Câmara Municipal