Rodrigo Tavares
Professor Catedrático Convidado
Finanças

Rodrigo Tavares é Professor Catedrático Convidado (Adjunct Professor) na Nova SBE, onde ministra cadeiras de mestrado e cursos executivos em sustentabilidade corporativa e finanças sustentáveis, além de conduzir investigação sobre estes temas. É também fundador e CEO do Granito Group, um grupo financeiro sediado no Reino Unido, dedicado ao avanço da economia sustentável com serviços de consultoria estratégica, assessoria financeira e policy & pesquisa.

Tem mais de 15 anos de experiência em organizações governamentais e multilaterais onde trabalhou em assuntos internacionais e cooperação económica. De 2008 a 2010 redigiu os relatórios anuais do Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, sobre o desenvolvimento de África. De 2011 a 2014, atuou como Chefe da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, no Brasil.

A sua trajetória académica inclui as universidades de Gotemburgo, na Suécia (Ph.D.), Columbia (Research Fellow com bolsa de pós-doutoramento), Califórnia-Berkeley (Visiting Research Fellow) e Harvard (Senior Research Fellow). Também foi Professor Convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Brasil (2013-2018), tendo-lhe sido atribuído um prémio de ensino em 2017 por ter recebido a mais alta avaliação dos alunos. É autor de 4 livros sobre Relações Internacionais e desenvolvimento económico (publicados pela Oxford University Press, Routledge, e Lynne Rienner) e publicou dezenas de artigos científicos e capítulos de livros. Os artigos mais recentes são focados em questões ESG e foram publicados no Journal of Sustainable Finance & Investment e no Journal of Environmental Investing. Rodrigo Tavares concluiu também cursos executivos na Universidade de Harvard sobre negociação (2006) e liderança global (2021), e na Universidade de Princeton sobre transição energética (2022).

Foi nomeado Young Global Leader pelo Fórum Económico Mundial (2017), Jovem Líder pelo Governo do Québec (2011) e StartUp Portugal Ambassador (2018).

É colunista da Folha de S.Paulo (Brasil) sobre temas de finanças, economia e sustentabilidade. Também escreve regularmente para o website do Fórum Económico Mundial e a Quartz sobre estes temas.

É Certified ESG Analyst® (CESGA) pela European Federation of Financial Analysts Societies (EFFAS) e possui um Certificate in ESG Investing pelo CFA Institute.

2006 - Doutoramento em Estudos de Paz e Desenvolvimento - Universidade de Gotemburgo, Escola de Estudos Globais, Suécia

Finanças Sustentáveis; Sustentabilidade Empresarial; ESG; Economia Global e Governação; Relações Internacionais