Docentes e Investigação

Investigação

Unidade de Investigação Nova SBE

A Nova SBE destaca-se na condução de investigação com impacto entre as principais instituições europeias em economia, gestão e finanças. Uma Unidade de Investigação (UI) interdisciplinar, sob liderança de Steffen Hoernig, Vice-Presidente do Conselho da Faculdade, e gestão operacional do Gabinete de Investigação, canaliza a atividade dos nossos investigadores nos centros de conhecimento, laboratórios, hubs e projetos para gerar investigação de qualidade, reconhecida pelos pares e fóruns académicos de renome mundial.

O objetivo é produzir impacto tangível em políticas públicas, mercados, práticas empresariais, e na sociedade em geral, fornecendo soluções e políticas baseadas em evidências para aprimorar a qualidade de vida e promover a inclusão social a nível global. A UI está alinhada com a missão da escola e enfrenta os grandes desafios contemporâneos mais prementes, abordando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, diretrizes da UE, e as necessidades do ecossistema científico e de inovação em Portugal e no mundo.

A Nova SBE mantém o seu compromisso de fortalecer as capacidades de investigação por meio de grupos de investigação consolidados, colaborações estratégicas com instituições globais e iniciativas inovadoras que abrangem os setores corporativo, social e público. Queremos explorar novos territórios e para isso queremos atrair, desenvolver e reter talentos, construir redes de pesquisa nacionais e internacionais, gerar investigação de impacto académico e societal, e desenvolver mais programas de doutoramento.

Estamos na vanguarda da inovação e do conhecimento, moldando o futuro da investigação e do ensino superior. Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e transformação.

Principais áreas de pesquisa: Economia, Finanças, Gestão
Principais áreas de pesquisa: Economia, Finanças, Gestão
Nacionalidades representadas
Nacionalidades representadas

Estratégia de investigação

O alinhamento estratégico e a garantia da qualidade cabe ao Conselho de Faculdade e ao Dean da escola. Nos próximos cinco anos, a Nova SBE pretende manter e aumentar o seu nível de excelência, partilha de conhecimento e o reconhecimento internacional do impacto social que a sua investigação tem. Esta estratégia baseia-se nos seguintes objetivos:

• Alinhar a investigação com a missão da escola e os desafios da nossa sociedade;
  • Melhorar as redes de investigação internacionais;
  • Contribuir com comunicação científica e partilha de conhecimento;
  • Consolidar o estatuto internacional dos seus programas de doutoramento;
  • Diversificar as suas fontes de financiamento para investigação;
  • Melhorar a produtividade da mesma.

O alinhamento estratégico da investigação com a missão da escola é conseguido através de uma coordenação geral dos objetivos de investigação dos centros de conhecimento com os dos investigadores (numa abordagem top-down ao desenvolvimento científico). Contudo, a unidade também apoia investigadores que queiram ser empreendedores e desafiar o statu quo em campos científicos já estabelecidos (numa abordagem bottom-up ao desenvolvimento científico).

Os nossos investigadores

A unidade de investigação da Nova SBE é um dinâmico campo de aprendizagem para investigadores, ou investigadores associados, e para os candidatos a doutoramento dos nossos programas.

Financiamento

O trabalho de investigação da Nova SBE é financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UID/ECO/00124/2019, UIDB/00124/2020, UIDP/00124/2020 e Social Sciences DataLab, PINFRA/22209/2016), POR Lisboa e POR Norte (Social Sciences DataLab, PINFRA/22209/2016).

Research Office

Se tiver alguma questão adicional não hesite. Ligue-nos ou envie-nos um e-mail.

Gabinete de investigação da Nova SBE

Tel.: +351 213 801 640