Paulo Faroleiro
Professor Auxiliar Convidado
Gestão de Operações, Tecnologia e Inovação

Paulo Faroleiro é Membro de Conselho, Gestor Executivo e Diretor de Experiência, Gerente e Gerente de Negócios, com especial interesse em Governança, Estratégia de Negócios, Transformação Digital, AGILE e Inovação, Compliance, Risco e Segurança da Informação, Gestão de Programas, Portfolio e Projetos.

Possui experiência consolidada de gestão em Gestão de TI em diversos setores, Consultoria de Gestão de TI, Consultoria de Gestão, Controle Interno de SI / TI e Compliance nos setores de Serviços Financeiros, Ensino Superior, Logística e Transporte, TELCO, Administração Pública, Energia e Indústria.

Atuando na Governança de TI Corporativa, Governança de TI e Gestão de TI em diversos mercados e setores, definindo e auxiliando na implementação de Planos Estratégicos de TI, Consultoria e Auditoria, com especial enfoque em Governança Corporativa, Governança de TI e o alinhamento entre ambos. Consultoria de Gestão, Consultoria de TI, Auditoria de Processos, Segurança da Informação, Controles Internos, Gestão da Qualidade e Inovação, Continuidade de Negócios e Compliance também são áreas de preocupação.

Paulo também tem experiência em infraestruturas, transformação de processos de negócios apoiada em transformação disruptiva tecnológica, a transformação para novos modelos de negócios disruptivos tem sido um grande objetivo em projetos recentes. Associado às mesmas linhas de pesquisa mais recentes, nomeadamente a relação entre os mecanismos de Governança de TI, o alinhamento da Governança Corporativa e, mais importante, como uma Governança de TI adequada pode apoiar e potencializar a Inovação Tecnológica e a Transformação Digital, a Gestão da Mudança resultante e como o Impulso Tecnológico podem ser absorvidos e alavancar a Organização e seu modelo de negócios, sustentando-os. Tem ainda experiência de liderança em ambientes Corporativos, Académico e Militar e em Auditoria Interna e Certificação.

Paulo Faroleiro é ainda vogal do Conselho Consultivo do CTIC - Conselho de Modernização dos TIC da Administração Pública Portuguesa - a Convite do Ministro da Presidência e Modernização Administrativa.

2020 - Doutoramento em Engenharia Computacional - Instituto Superior Técnico

Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais -  Instituto Superior Técnico and Universidade Aberta

Licenciatura em Matemática e Aplicações - Universidade Aberta

Governância de Empresas de IT, Agilidade, Inovação, Tranformação Digital, Gestão de IT, Segurança de informação, Risco e Auditoria.

• Reis, Carolina, Ruivo, Pedro, Oliveira, Tiago, Faroleiro, Paulo (2020). Assessing the drivers of machine learning business value. Journal of Business Research, 117, 232-243.
  • Almeida, Rafael, Teixeira, José Miguel, Mira da Silva, Miguel, Faroleiro, Paulo (2019). A conceptual model for enterprise risk management. Journal of Enterprise Information Management, 32 (5), 843-868.
  • Mamede, Henrique S., Santos, Vítor, Faroleiro, Paulo, Montargil, Filipe (2017). Uma abordagem metodológica à transformação digital. Transformação digital. : oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente. Moreira, Fernando , Au-Yong-Oliveira, Manuel, Gonçalves, Ramiro, Costa, Carlos (Eds.), Sílabas & Desafios, 29-43.
  • Santos, Vítor, Mamede, Henrique S., Faroleiro, Paulo, Montargil, Filipe, Evans, Ana Maria (2017). Transformação digital no ensino e formação. Transformação digital. : oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente. Moreira, Fernando , Au-Yong-Oliveira, Manuel, Gonçalves, Ramiro, Costa, Carlos (Eds.), Sílabas & Desafios, 95-109.