Pedro Gardete
Professor Catedrático
Marketing

O Professor Pedro Gardete é Presidente do Conselho Científico da Nova SBE.  Faz investigação na área de Marketing quantitativo, que inclui análise de dados tendo em vista a melhoria de políticas empresariais. e a documentação de impactos nos clientes. Já trabalhou com empresas nos mercados de semicondutores, aviação, retalho tradicional e digital. A investigação do Professor Pedro Gardete também utiliza teoria de jogos para analisar a fiabilidade de comunicação em contextos de publicidade. Doutorou-se em Gestão de Empresas na Universidade da Califórnia, Berkeley, em 2011, e obteve os graus de licenciado em Gestão de Empresas e mestre em Economia na Universidade Católica Portuguesa. Foi professor de Marketing na Graduate School of Business da Universidade de Stanford entre 2011 e 2019, e é professor catedrático da Nova School of Business and Economics desde 2020.

2011 - Doutoramento em Administração de Empresas, Universidade de Marketing da Califórnia, Berkeley

2007 - Mestrado em Economia, magna cum laude Universidade Católica de Portugal

2003 - Licenciatura em Administração de Empresas, Universidade Católica de Portugal

Papéis de informação nos mercados, Organização Industrial do lado da oferta, Estratégia de Marketing

• Gardete, Pedro M., Guo, Liang (2021). Prepurchase information acquisition and credible advertising. Management Science, 67 (3), 1696-1717.
  • Stourm, Valeria, Neslin, Scott A., Bradlow, Eric T., Breugelmans, Els, Chun, So Yeon, Gardete, Pedro M., Kannan, P. K., Kopalle, Praveen, Park, Young-Hoon, Amariles, David Restrepo, Thomadsen, Raphael, Liu-Thompkins, Yuping, Venkatesan, Rajkumar (2020). Refocusing loyalty programs in the era of big data: A societal lens paradigm. Marketing Letters, 31, 405-418.
  • Elberg, Andrés, Gardete, Pedro M., Macera, Rosario, Noton, Carlos (2019). Dynamic effects of price promotions: Field evidence, consumer search, and supply-side implications. Quantitative Marketing and Economics, 17 (1), 1-58.
  • Gardete, Pedro M., Bart, Yakov (2018). Tailored cheap talk: The effects of privacy policy on ad content and market outcomes. Marketing Science, 37 (5), 733-752.
  • Tuchman, Anna E., Nair, Harikesh S., Gardete, Pedro M. (2018). Television ad-skipping, consumption complementarities and the consumer demand for advertising. Quantitative Marketing and Economics, 16 (2), 111-174.
  • Gardete, Pedro M. (2016). Competing under asymmetric information: The case of dynamic random access memory manufacturing. Management Science, 62 (11), 3291-3309.
  • Borkovsky, Ron N., Ellickson, Paul B., Gordon, Brett R., Aguirregabiria, Victor, Gardete, Pedro M., Grieco, Paul, Gureckis, Todd, Ho, Teck Hua, Mathevet, Laurent, Sweeting, Andrew (2015). Multiplicity of equilibria and information structures in empirical games: challenges and prospects: Session at the 9th Triennial Choice Symposium. Marketing Letters, 26 (2), 115-125.
  • Gardete, Pedro M. (2015). Social effects in the in-flight marketplace: Characterization and managerial implications. Journal Of Marketing Research, 52 (3), 360-374.
  • Gardete, Pedro M. (2013). Cheap-talk advertising and misrepresentation in vertically differentiated markets. Marketing Science, 32 (4), 609-621.