Nuno Arantes e Oliveira
Professor Associado Convidado
Estratégia e Empreendedorismo

Nuno Arantes-Oliveira é um empresário, investidor e académico com formação científica e interesse pela inovação, particularmente nas Ciências da Vida e nos Cuidados de Saúde. Nuno é um dos quatro parceiros da Clinical Research Ventures (CRV), um fundo de investimento global com sede em Boston, centrado em empresas de biotecnologia e medtech no campo clínico. Nuno iniciou a sua carreira como estudante convidado a trabalhar na genética do envelhecimento na Universidade da Califórnia, São Francisco (UCSF). A sua investigação conduziu à maior extensão de vida jamais observada em qualquer ser vivo (mais de 6 vezes), que por sua vez originou uma série de documentos de alto impacto. Mais tarde, Nuno fez um pós-doutoramento sobre Inovação e Empreendedorismo em Biotecnologia e, desde 2003, fundou e/ou serviu como CEO de várias empresas na Europa e nos EUA, em áreas que incluem transferência de tecnologia, desenvolvimento de medicamentos, genómica, serviços de saúde e aquacultura. Com estas empresas, Nuno ganhou importantes prémios internacionais, angariou dezenas de milhões de euros/dólares, e em vários casos conseguiu transacções de elevado montante. Entretanto, Nuno também ajudou institutos de investigação de alto nível a criar empresas e a reforçar os seus laços com a indústria. Nuno foi Presidente da P-BIO - Organização da Indústria Biotecnológica de Portugal de 2011 a 2015 e fez parte do Conselho de Administração do Health Cluster Portugal de 2008 a 2013. Nuno desempenhou muitas funções de direcção, consultoria e especialização a nível internacional, incluindo com autoridades governamentais e organizações de investigação de alto nível, e negociou e implementou colaborações empresariais e científicas na Europa, EUA, China, África e América Latina. Também fez cursos executivos na Harvard Business School e em outras escolas proeminentes. Até recentemente, Nuno foi Presidente do Comité de Investimento de 200M, um fundo apoiado pelo Estado que co-investiu com fundos privados de alto nível em startups portugueses. Mantendo um pé na academia, Nuno trabalhou com o Programa MIT-Portugal (2015-18) e é agora professor associado convidado na NOVA School of Business and Economics (NOVA-SBE), onde ensina empreendedorismo de base científica. Nuno está baseado em Paço de Arcos, perto de Lisboa, onde vive com a sua esposa Sofia e os seus três filhos.

2008 - Formação de Executivos em Liderança para o Século XXI - Universidade de Harvard, Kennedy School of Government

2007 - Formação de Executivos em Liderança e Estratégia na Indústria Farmacêutica e de Biotecnologia - Universidade de Harvard, Harvard Business School

2002 - Doutoramento em Genética - Universidade de Lisboa / Universidade da Califórnia São Francisco

1997 - Licenciatura em Biologia - Universidade de Lisboa