Paulo Portas
Professor Auxiliar Convidado
Gestão e Organizações

Paulo Portas foi Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal e Vice-Primeiro-Ministro, responsável pela coordenação económica, investimento e exportações entre 2011 e o final de 2015. Serviu também como Ministro da Defesa (2002-2005). Foi líder do centro-direita CDS-PP durante 16 anos, oito dos quais enquanto esteve no governo. Foi deputado durante oito períodos.

Paulo Portas é licenciado em Direito pela Universidade Católica de Lisboa e ensinou História do Pensamento Político. Ensina Geo-economia e Relações Internacionais na Universidade Nova, Academia Diplomática dos Emirados (Abu Dhabi) e seminários directos sobre a Diplomacia Económica para empresas multinacionais.

Em 2016, retira-se da política partidária e regressa ao sector privado. Tornou-se Presidente do Conselho Estratégico Internacional da Mota-Engil, a maior empresa portuguesa de infra-estruturas, para a América Latina e África. Também membro do conselho internacional da PemexGas (México) e vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa. Sócio fundador da Vinciamo Consulting (análise estratégica e inteligência empresarial), centrada no aconselhamento à internacionalização empresarial em África, América Latina, GCC e Ásia. É também comentador regular da política internacional na principal televisão portuguesa, e orador frequente em conferências internacionais.

Fluente em português, inglês, espanhol, francês e italiano.

Licenciatura em Direito - Universidade Católica de Portuguesa

Relações Internacionais; Geo-Estratégia; Economia Internacional; Ciência Política; História Política e Económica;