FinTech Report
Destaques | 11 novembro 2020 FinTech Report

O relatório analisa o ecossistema FinTech em Portugal e Espanha (Ibéria) para aferir a dimensão e as características do mercado FinTech nesta geografia. O relatório começa por apresentar os ecossistemas FinTech Global e Europeu para depois mergulhar mais fundo no ecossistema FinTech ibérico, com particular enfoque  sobre setores, quota de mercado e dados financeiros, bem como apresentações dos principais players de Portugal e Espanha e entrevistas com FinTechs e financeiros instituições. O objetivo deste relatório é compreender o ecossistema ibérico FinTech e o futuro dos FinTechs na região.

A segunda parte do relatório analisa o sistema financeiro em África, onde mais de 60% da população adulta da África subsariana não tem conta bancária. Neste contexto, as oportunidades de crescimento para as FinTech em África são enormes. África vive uma explosão demográfica e a taxa de penetração de telemóveis é extraordinariamente alta. As FinTech são uma oportunidade para saltar etapas no desenvolvimento financeiro e estimular a inclusão financeira.

A África do Sul, o Quénia e a Nigéria lideram a África subsariana como centros de FinTech, de acordo com o Índice Global FinTech Findexable (2020). Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa estão atrás da maioria dos outros países da África subsariana neste índice. Entre estes países, Moçambique tem estado na vanguarda da inovação financeira móvel e online com um ecossistema regulador favorável. Angola ainda não tem nenhum serviço de moeda eletrónica a funcionar, mas existe um consenso crescente sobre a necessidade de se apoiar a introdução de serviços de FinTech disponíveis para telemóvel. Cabo Verde é o país Africano de língua portuguesa com o sistema financeiro mais desenvolvido. Paradoxalmente não há, no entanto, nenhum serviço de moeda eletrónica disponível no país, nem a formalização de iniciativas FinTech ligadas a sistemas de pagamentos.

O FinTech Report faz parte da FinTech Initiative da Social Equity Initiative, uma parceira entre a Nova SBE, o Banco BPI e a Fundação “la caixa” que visa impulsionar o setor social em Portugal com uma visão de longo prazo, traçando um retrato do setor social em Portugal e desenvolvendo programas de investigação e capacitação para apoiar organizações sociais.

Acesso ao Relatório aqui.

Mais informações sobre a Social Equity Initiative, aqui.

What's happening