O contributo dos dados para o conhecimento da realidade do sistema educativo – Evento da DGEEC sobre o Portal InfoEscolas
Notícias | 01 maio 2023 O contributo dos dados para o conhecimento da realidade do sistema educativo – Evento da DGEEC sobre o Portal InfoEscolas

Foram hoje apresentados os mais recentes dados inseridos no Portal InfoEscolas (https://infoescolas.medu.pt/), num evento organizado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), intitulado “O contributo dos dados para o conhecimento da realidade do sistema educativo – InfoEscolas 2022”, no Teatro Thalia, em Lisboa, com transmissão online em direto.

Luís Catela Nunes, Diretor Científico do Centro de Economia da Educação da Nova SBE, fez parte do painel de especialistas convidados, tendo comentado a relevância destes dados para o conhecimento do sistema educativo português.

O investigador agradeceu à DGEEC pela disponibilização continuada de dados à comunidade científica, sem os quais a investigação em Economia da Educação em Portugal não seria possível, referindo que esta transparência é fundamental para que as políticas educativas possam responder de forma cada vez mais ajustada às necessidades reais dos alunos, dos professores, das escolas e da sociedade. Tendo em conta que os dados disponibilizados no Portal InfoEscolas se destinam ao público em geral, realçou também o papel destes na prestação de contas e na transparência que devem existir, de forma bidirecional, entre todos os agentes educativos – alunos, professores, diretores, pais, Ministério e sociedade.

A informação que se pode encontrar no Portal sobre a caracterização sociodemográfica, o percurso escolar e os resultados das provas finais dos alunos é disponibilizada em termos comparativos, o que permite perceber como cada escola se posiciona face à média de escolas com características socioeconómicas semelhantes. Reconhecendo a importância desta abordagem comparativa, o investigador considera que seria também importante que existissem ferramentas para se aferir o valor absoluto do desempenho escolar dos alunos. Deu, como exemplo, o atual contexto pós-pandemia e a necessidade de se perceber como é que a aprendizagem dos alunos foi verdadeiramente afetada pelo encerramento das escolas.

Nos países em que houve indicadores que permitiram fazer esta aferição – ao contrário de Portugal, onde os exames foram suspensos durante a pandemia – percebeu-se que houve atrasos de aprendizagem nos locais onde as escolas demoraram mais tempo a reabrir e que, por outro lado, em locais como a Suécia, onde as escolas praticamente não fecharam, não houve. Em Portugal este tipo de indicadores ainda existem muito pouco, e o acesso que temos aos mesmos é essencialmente feito através de avaliações internacionais, como é o caso do PISA. Por este motivo, o investigador felicitou o Ministério da Educação e a DGEEC pelo esforço empreendido para que Portugal participe em quase todas as avaliações internacionais importantes.

No que diz respeito ao indicador de equidade disponível no Portal – bem definido e útil em termos comparativos – Luís Catela Nunes frisou que, paralelamente ao foco nas diferenças entre escolas e alunos, deve haver também um foco na subida do desempenho e na recuperação das aprendizagens pelas escolas e pelos alunos como um todo – o que é passível de ser avaliado através de dados absolutos.

Por fim, comentou a importância das notas internas como complemento aos exames e provas de aferição na avaliação global dos alunos, referindo que, pelo peso que têm no acesso ao ensino superior, faria sentido implementar-se um processo de auditoria relativamente a estas notas, para se minimizar o mais possível a inflação de notas existente em alguns estabelecimentos de ensino.

O painel de especialistas, moderado por Luís Santos (IAVE), contou ainda com a participação de Isabel Flores (ISCTE), Emília Vicente (Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira, Lagoa), e Luís Capela (IGEC).

Nesta sessão foram também apresentados os relatórios “Provas finais e exames nacionais | principais indicadores – 2022” e “Resultados escolares: Sucesso e equidade – 2018 a 2021”, por Nuno Neto Rodrigues (DGEEC) e ainda  “Análise das classificações internas nos cursos cientifico-humanísticos – 2018 a 2022”, por Patrícia Pereira (DGEEC). A sessão de abertura esteve a cargo de Filomena Oliveira (DGEEC) e o encerramento foi feito pelo atual Ministro da Educação, João Costa.

Assista aqui à gravação do evento.

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