Creches: a gratuidade não chega - artigo no Observador
Notícias | 24 novembro 2022 Creches: a gratuidade não chega - artigo no Observador

Foi anunciado que as creches passarão a ser gratuitas em Portugal, um processo a ser concluído em 2024.

Vários estudos comprovam a importância das crianças frequentarem creches de qualidade, com consequências que se verificam ao longo de toda a vida. Para que este possa ser o caso para a maioria das crianças portuguesas, é essencial complementar a gratuidade das creches com outras medidas prementes.

Segundo Pedro Freitas, “a gratuidade pode ser um passo, mas um passo em cima de um sistema no qual faltam lugares, sobre o qual sabemos pouco acerca da qualidade da oferta e que enfrentará a falta de educadores nos próximos anos. Sem estas políticas igualmente relevantes, não poderemos garantir uma oferta de qualidade, sobretudo junto daquelas crianças que encontram na creche e no pré-escolar o espaço essencial para a preparação do seu desenvolvimento futuro”.

Leia aqui o artigo completo de Pedro Freitas, publicado no Observador a 24 de novembro de 2022.