Rapazes e raparigas são avaliados de forma diferente? - podcast na TSF
Notícias | 11 novembro 2022 Rapazes e raparigas são avaliados de forma diferente? - podcast na TSF

As raparigas têm melhores notas que os rapazes, segundo estatísticas nacionais e internacionais. E os mais recentes dados do PISA parecem confirmar o estereótipo de que as raparigas têm melhor desempenho em áreas de requerem melhores competências de leitura e os rapazes a nas áreas de Ciências e Matemáticas. Pedro Freitas, investigador dosso Centro, olhou mais a fundo para estes dados numa conversa com Nuno Crato, no episódio de 11 de novembro de 2022 do podcast "Educar tem Ciência" da TSF.

Neste episódio debateram-se possíveis causas das raparigas terem melhores notas nas avaliações feitas pelos seus professores e os rapazes nos exames nacionais; possíveis motivos para as raparigas ingressarem menos em cursos superiores nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas e, ainda, possíveis estratégias para se obter uma avaliação imparcial para alunos de ambos os géneros e para se promover a abertura dos seus horizontes educacionais.

Oiça o episódio aqui:

Educar tem Ciência (procurar o episódio de 11 de novembro).

What's happening