Rotatividade dos Docentes nas Escolas Públicas Portuguesas: Policy Brief
Notícias | 20 julho 2022 Rotatividade dos Docentes nas Escolas Públicas Portuguesas: Policy Brief

Neste Policy Brief analisamos a rotatividade dos docentes entre agrupamentos de escolas do ensino público em Portugal Continental entre os anos letivos de 2008/09 e 2017/18. Averiguamos ainda se estes movimentos estão associados às características dos agrupamentos e à composição do seu corpo docente, por exemplo, ao nível do tipo de contrato e do nível de ensino.

No contexto atual de escassez de professores em Portugal, em que a estabilidade é um fator determinante na atração de docentes para a carreira, é particularmente importante conhecer o grau de rotatividade dos atuais docentes em diferentes tipos de escolas.

Este trabalho pretende contribuir para um conhecimento mais detalhado da rotatividade dos docentes e desta forma sustentar políticas públicas que conduzam a uma maior estabilidade dos docentes nas escolas.

Saiba mais clicando aqui.

Os resultados deste Policy Brief foram mencionados pelo Público, RTPSIC, entre outros.