Estudo de diagnóstico de necessidades docentes de 2021 a 2030
Notícias | 17 maio 2022 Estudo de diagnóstico de necessidades docentes de 2021 a 2030

Luís Catela Nunes vai participar no seminário “Faltam Professores! E agora? …”, organizado pelo Conselho Nacional de Educação, para discutir as necessidades de recrutamento docente para os próximos 10 anos.

O Centro de Economia da Educação da Nova SBE desenvolveu um estudo em parceria com a DGEEC (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência) acerca das necessidades de recrutamento de novos docentes até 2030/31.

No total são apresentadas 227.120 projeções para: 850 unidades orgânicas, 33 grupos de recrutamento e 10 anos letivos em Portugal Continental. A projeção da procura de recursos docentes baseia-se na evolução do número de alunos por unidade orgânica, anos de ensino e vias de ensino. A projeção da oferta de recursos docentes resulta da evolução prevista dos atuais docentes em termos de aposentações e reduções de horário. São também tidos em conta vários outros fatores como: Número de alunos por turma, Planos curriculares, Necessidades não letivas nas unidades orgânicas.

A evolução demográfica causará uma queda de 15% no número de alunos entre 2018/2019 e 2030/2031, e que se verifica em praticamente todos os ciclos de ensino. Dos 120.369 docentes em funções em 2018/2019, cerca de 39% deverão aposentar-se até 2030/2031. Entre 2021/2022 e 2030/2031 será necessário recrutar 34.508 novos docentes, o que corresponde a 29% dos docentes em 2018/2019 numa média de 3.451 novos docentes por ano. As necessidades de recrutamento anuais de novos docentes intensificam-se ao longo do período considerado.

As necessidades de recrutamento cumulativas entre 2021/2022 e 2030/2031 são de:

  • Pré-Escolar: 4.419 educadores;
  • 1º Ciclo: 6.926 docentes;
  • 2º Ciclo: 5.655 docentes;
  • 3º Ciclo e Secundário: 15.663 docentes.

Foram considerados vários cenários como a universalização do pré-escolar, não inclusão da oferta de professores contratados, e os alunos do ensino profissional atingirem os 50% do total de alunos no ensino secundário.

As necessidades de recrutamento futuras representam um desafio quando considerado o reduzido número de diplomados na área da formação de docentes.

Saiba mais aqui: https://www.cnedu.pt/pt/noticias/cne/1745-seminario-faltam-professores-e-agora

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