Programas

Mestrado em Gestão

O programa

Mestrado em gestão e mestrado internacional em gestão

O mestrado em gestão e o mestrado internacional em gestão da Nova SBE foram concebidos para alunos de qualquer área que pretendem ter formação em gestão. É por este motivo que os programas incluem disciplinas centrais da área de gestão, mas também áreas de especialidade, cadeiras optativas e módulos de desenvolvimento profissional. Desta forma, os alunos podem escolher temas específicos que se adequem de forma ideal aos seus objetivos académicos e profissionais. Oferecemos uma experiência de aprendizagem personalizada, com a qual pode combinar a sua formação académica às suas competências profissionais para que se destaque e seja o melhor naquilo que faz.

1.ª Semana

  • Discovery Week

 

1.º Semestre (30 ECTS) 

  • Disciplinas obrigatórias
  • Optativas
  • Módulos de Desenvolvimento Profissional
  • Visitas de estudo
  • Programa de Desenvolvimento de Carreira
  • Mastering Your Career
  • Seminários regulares, eventos de networking, International Career Fair, Conferências

 

2.º Semestre (30 ECTS) 

  • Disciplinas obrigatórias
  • Optativas
  • Módulos de Desenvolvimento Profissional
  • Visitas de estudo
  • Programa de Desenvolvimento de Carreira
  • Programa de Mentoria
  • Seminários regulares, eventos de networking, International Career Fair, Conferências

 

3.º Semestre (30 ECTS)

  • Work Project
  • Programa de Desenvolvimento de Carreira
  • Seminários regulares, eventos de networking, International Career Fair, Conferências

 

Além do programa habitual de mestrado, programas internacionais como CEMS MIM, Double Degree ou programa de intercâmbio podem exigir um semestre adicional.

  • Finance
  • Human Resources
  • Marketing
  • Statistics
  • Strategy
Accounting and auditing 

Gostaria de trabalhar nas áreas de contabilidade, controlo de gestão, auditoria e tributação corporativa? Então considere as seguintes disciplinas:

  • Applied Corporate Finance
  • Auditing
  • Financial Statement Analysis
  • International Taxation
  • Management Control Systems
  • Management Seminar
  • Managerial Accounting

 

Data and business analytics 

A análise de dados (Big Data) está a transformar o futuro do digital. Para os executivos dos dias de hoje é fundamental compreender e interpretar dados para identificar novas soluções de negócio. Nesta área de especialidade é necessária uma forte formação em matemática e estatística aplicada para que os alunos sejam capazes de analisar grandes conjuntos de dados e interpretá-los, a fim de ajudar à fundamentação de decisões estratégicas.

  • Data Curation
  • Data Visualization
  • Models and Decision-Making
  • Computational thinking and Data Science (includes Applied Statistics)
  • Machine Learning
  • Continuous, Adaptive, Data-driven systems
  • Introduction to Programming

 

Digital business 

O digital é uma ferramenta estratégica essencial. Ponha mãos à obra (e a sua cabeça a trabalhar) e descubra como o digital pode ser aplicado para aumentar o número de vendas, impulsionar o desempenho e a produtividade em várias áreas fundamentais de negócio.

  • Big Data Analysis
  • Business Intelligence
  • Digital Marketing
  • Digital Strategy and Transformation
  • E-Business
  • E-Commerce
  • Enterprise Systems
  • Introduction to Programming
  • Open Innovation
  • Technology Strategy
  • Web Analytics

 

Financial management

Recursos financeiros, eficiência de custos e eficácia de resultados são termos de gestão que o fazem trabalhar mais e melhor. Dê uma vista de olhos às disciplinas que constam abaixo se pretende ter uma carreira profissional em finanças corporativas.

  • Applied Corporate Finance
  • Banking
  • Corporate Governance
  • Entrepreneurial Fin. & Venture Capital
  • Financial Management
  • Financial Statement Analysis
  • Futures and Options
  • Marketing Seminar
  • Mergers, Acquisitions & Restructuring
  • Private Equity

 

Human resources management 

Gostaria de ter um contributo relativamente ao desenvolvimento de pessoas dentro de uma empresa? Esta área de especialidade é concebida para providenciar uma série de competências base para trabalhar as diferentes vertentes da área de recursos humanos – questões de empregabilidade como recrutamento, gestão de desempenho, motivação e retenção, remuneração, saúde e segurança no trabalho, ou gestão de mudança organizacional.

  • Big Data Analysis
  • Corporate Social Responsibility
  • Global Human Resource Management
  • Leadership & Change Management
  • Management Seminar
  • Methods for Applied Business Problems
  • Negotiation
  • Persuasion and Negotiation
  • Positive Organizations
  • Talent Development
  • Web Analytics

 

Innovation and entrepreneurship 

Quer ser o próximo Richard Branson ou Elon Musk? As seguintes disciplinas vão ser a base de que precisa para começar a sua carreira enquanto empresário(a). Ponha mãos à obra e teste se ideias inovadoras, novos produtos ou processos, correspondem às necessidades dos consumidores, como financiar uma startup e outros projetos de inovação, e como lançar novos produtos e serviços no mercado nacional e internacional.

  • Applied Social Entrepreneurship
  • Business Model Innovation
  • Creating and Managing Entrepreneurial Ventures
  • Digital Strategy and Transformation
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital
  • Entrepreneurship
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Innovation Management
  • Management Seminar
  • Open Innovation
  • Venture Simulation

 

Marketing 

Se gosta de comunicar, criar e lançar novos produtos e serviços que acrescentem valor aos clientes, então a especialidade em marketing pode ser a escolha certa para si. Considere as seguintes disciplinas:

  • Integrated Marketing Communication
  • Brand Management
  • Big Data Analysis
  • Consumer and Managerial Decision Making
  • Consumer Behavior
  • Customer and Relationship Management
  • Digital Marketing
  • Digital Strategy and Transformation
  • E-Commerce
  • International Marketing Strategy
  • Luxury and Fashion Marketing
  • Management Seminar
  • Marketing Analytics
  • Methods for Applied Business Problems
  • Product Design and Development
  • Sales & Retailing
  • Special Project L’Oreal Brandstorm
  • Web Analytics

 

Operations management 

Sabe como desenvolver e executar técnicas para melhorar processos de negócio e produção? Com as seguintes disciplinas irá saber. Aprenda a desenvolver processos de negócio sobre gestão de qualidade, atendimento ao cliente, sistemas de inventário, gestão de produção, gestão de logística e gestão de projetos.

  • Global Supply Chain Management
  • Management Seminar
  • Modeling Business Decisions
  • Operations Management
  • Operations Strategy
  • Project Management
  • Service Management
  • Technology Strategy

 

Social Enterprise

Uma área de especialidade que se foca em criar competências de liderança e consciencialização na área da responsabilidade social para líderes globais responsáveis, quer em organizações lucrativas e não lucrativas, como em diferentes posições de liderança: consultoria, serviços financeiros e bens de consumo, instituições de educação e saúde, serviços sociais e instituições governamentais.

  • Applied Social Entrepreneurship
  • Business Models for Sustainability
  • Corporate Social Responsibility
  • Economics Health & Health Care
  • Economics of Education
  • Management of Non-Profit Organizations
  • Management Seminar
  • Microfinance
  • Performance and Progress
  • Positive Organizations
  • Sustainable International Business
  • Tools for Applied Policy Analysis: Cost Benefit Analysis

 

Strategy and international business 

Vê o mundo como um grande palco empresarial e institucional? Nesta área de especialidade vai aprender a conhecer e a identificar clientes, concorrentes, as suas forças e fraquezas, os diferentes e complexos ambientes empresariais e institucionais, e possíveis limitações de recursos tendo em conta a realidade internacional.

  • Business Model Innovation
  • Business Strategy and Practice
  • Competition Policy
  • Corporate Governance
  • Corporate Strategy and Transformation
  • Doing Business in China
  • Doing Business in Emerging Markets
  • E-Commerce
  • Family Business
  • Geo-economics and Economic Relations
  • Global Business Challenges
  • Global Human Resource Management
  • International Business
  • Management Seminar
  • Modeling Business Decisions
  • Negotiation
  • Persuasion and Negotiation
  • Small Business Management
  • Strategy Consulting
  • Sustainable International Business
  • Technology Strategy

 

*Por favor, tenha em consideração que:
— Os alunos podem apenas candidatar-se a uma área de especialização, no entanto, não é obrigatório que escolham uma;
— As áreas de especialização e respetivas disciplinas estão sujeitas a alterações cada ano letivo;
— Algumas disciplinas podem não ser ministradas no ano letivo seguinte;
— Os alunos podem frequentar disciplinas optativas de outros programas de mestrado, caso existam vagas disponíveis.

 

Streams em áreas de especialização

A Nova SBE agora tem: Streams de Empreendedorismo, Gestão da Inovação, Comunicação Integrada de Marketing, Comércio Internacional, Gestão de Marcas de Luxo, Estratégia.

Estes streams permitem que os alunos aprofundem o seu conhecimento e experiência em áreas específicas e, simultaneamente, façam as disciplinas centrais do programa do mestrado em gestão. Nos primeiros dois semestres, os streams combinam áreas funcionais de conhecimento, como estratégia, marketing, finanças, recursos humanos e estatística, permitindo que os alunos desenvolvam uma perspetiva integrada de gestão através de disciplinas essenciais para a área de cada stream. O terceiro semestre é dedicado ao Work Project, que os alunos desenvolvem em cada stream com a supervisão de um especialista na área. Os streams também envolvem componentes curriculares adicionais como aulas especiais, seminários e atividades que exploram questões atuais e novas tendências na área de cada stream.

Exemplo de estrutura de um stream:

Stream de Gestão de Marcas de Luxo
Sob a direção da professora Catherine da Silveira, a stream em Gestão de Marcas de Luxo forma os alunos nas áreas de gestão de luxo, moda e conteúdo premium, enquanto completam o mestrado em gestão. Foi concebido para alunos que ambicionam:

1) potencializar as suas competências criativas;
2) explorar diferentes modelos de negócio;
3) ter uma experiência de aprendizagem mais profunda e consistente nas áreas de gestão de luxo, moda e conteúdo pPremium.

Este stream permite aprofundar conhecimentos nestas áreas específicas, havendo um foco especial em estratégia de marketing, branding e retalho através de um plano de estudos fixo, que está associado a um projeto final pré-determinado.

O plano de estudos inclui disciplinas como Brand Management, Integrated Marketing Communications, Luxury and Fashion Marketing e o seminário de Luxury, que são exclusivas aos alunos destes streams. Estas disciplinas são ministradas por executivos e especialistas internacionais nas áreas de luxo e moda.

Os alunos desenvolvem o work project sob a supervisão de um dos especialistas envolvidos no Seminário de Luxury, em conjunto com o coordenador de Streams, a professora Catherine da Silveira.

Exemplo de temas para work projects: Qual o futuro da área de Luxury na China? Como seria um modelo de negócio português de Luxury? Como deviam as marcas de luxo abordar os desafios ambientais e de responsabilidade social?

  • Applied Corporate Finance  
  • Applied Entrepreneurship
  • Applied Social Entrepreneurship
  • Auditing
  • Banking
  • Big Data Analysis
  • Brand Management 
  • Business Intelligence
  • Business Model Innovation
  • Business Models for Sustainability
  • Business Strategy and Practice
  • Competition Policy
  • Computational thinking and Data Science
  • Consumer and Managerial Decision Making
  • Consumer Behavior
  • Continuous, Adaptive, Data-driven systems 
  • Corporate Governance
  • Corporate Social Responsibility
  • Corporate Strategy and Transformation
  • Creating and Managing Entrepreneurial Ventures (UNL course)
  • Customer Relationship Management
  • Data Curation 
  • Data Visualization
  • Digital Marketing
  • Digital Strategy and Transformation
  • Doing Business in China
  • Doing Business in Emerging Markets
  • E-Business
  • E-Commerce
  • Economics of Education
  • Economics of Health and Health Care
  • Enterprise Systems
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital
  • Entrepreneurship
  • Family Business
  • Financial Modeling
  • Financial Statement Analysis
  • Futures and Options
  • Geoeconomics and International Relations
  • Global Business Challenges
  • Global Human Resource Management
  • Global Supply Chain Management
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Innovation Management
  • Integrated Marketing Communications
  • International Business
  • International Marketing Strategy
  • International Taxation
  • Introduction to Programming
  • Leadership and Change Management
  • Luxury and Fashion Marketing
  • Luxury Seminar
  • Machine Learning   
  • Macro for Managers
  • Management Control Systems
  • Management of Non-Profit Organizations
  • Management Seminar
  • Managerial Accounting
  • Marketing Analytics
  • Mergers, Acquisitions, Restructuring
  • Methods for Applied Business Problems
  • Microfinance
  • Modeling Business Decisions
  • Models and Decision-Making 
  • Negotiation
  • Open Innovation
  • Operations Management
  • Operations Strategy
  • Performance and Progress
  • Persuasion and Negotiation
  • Positive Organizations
  • Private Equity
  • Product Design and Development
  • Project Management
  • Sales & Retailing
  • Service Management
  • Small Business Management
  • Special Project L'Oreal Brandstorm
  • Strategic Foresight and Scenario Planning
  • Strategy Consulting
  • Sustainable International Business
  • Talent Development
  • Technology Strategy
  • Tools for Applied Policy Analysis: Cost Benefit Analysis
  • Venture Simulation
  • Web Analytics
  • Capacidades quantitativas

Aprender a analisar dados.

  • Ética

Pensar acerca de desafios éticos.

  • Ligações corporativas / Internacionalização

Produzir conhecimento sobre o ambiente empresarial e carreiras internacionais.

  • Comunicação e criatividade

Pensar fora da caixa e melhorar a capacidade e as competências de comunicação.

Na meta final

Work Project

Os alunos devem completar obrigatoriamente um Work Project de mestrado, equivalente a uma dissertação de mestrado. Os alunos podem escolher um dos seguintes projetos para finalizar os seus estudos com distinção.

Directed Research
Um trabalho de investigação original sobre um tema proposto e supervisionado por um professor. Poderá optar por um formato “case study”.

Field Lab
Um projeto de grupo desenvolvido em colaboração com uma instituição pública ou privada sob a supervisão de um professor.

Estágio
Um estágio no qual os alunos desenvolvem um projeto, num formato de resolução de problemas para uma empresa, como forma de responder ao desafio levantado pela organização em causa e sob a supervisão de um professor da Nova SBE. Os alunos podem candidatar-se a estágios disponibilizados pela Nova SBE ou obter um diretamente de uma destas empresas através dos seus contactos.

ECTS isto, ECTS aquilo

Como funciona o sistema de classificação de ECTS?

A classificação tem por base o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS - European Credit Transfer System), uma escala de classificação desenvolvida para melhorar a compreensão e a comparação das notas atribuídas, de acordo com os diferentes sistemas nacionais.

Fizemos as contas por si, de modo que a atribuição de ECTS por componente curricular divide-se da seguinte forma:

30 ECTS
em disciplinas obrigatórias incluindo atividades Mastering Your Career
(disciplinas de preparação não incluídas)

28 ECTS
em disciplinas optativas (mínimo)

2 ECTS
em módulos de desenvolvimento profissional

30 ECTS
no Work Project

Total para conclusão do mestrado: 90 ECTS 

É necessário um mínimo de 90 ECTS para completar o mestrado. Se precisar de 120 ECTS para continuar os seus estudos, o aluno pode prolongar o mestrado por um semestre com disciplinas optativas (28 ECTS) e módulos (2 ECTS).