Programas

Mestrado em Análise de Negócio

O Programa

Mestrado em Análise em Negócio da Nova SBE em parceria com

O mundo está cada vez mais dependente de algoritmos e dados para ajudar à tomada de decisão. As organizações, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, utilizam sistemas baseados em dados para dar apoio às funções de gestão. No entanto, estas carecem de conhecimento e pessoas que saibam não só integrar novas tecnologias e ajustar os seus sistemas, mas também que detenham a cultura necessária para os alavancar. Estas organizações precisam de “tradutores” – i. e. pessoas que compreendam organizações e problemas de gestão, como usar tecnologia e informação para os resolver e como criar sistemas internos e externos que viabilizem este ecossistema.

O currículo proposto é inovador e corresponde às necessidades referidas pelas organizações, nacionais e internacionais, e é lecionado por um corpo decente especializado e maioritariamente focado em investigação, que pertencente ao Centro de Investigação da Nova SBE. Este, por sua vez, foi classificado como “Excelente” na última avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

Objetivos

O mestrado em análise de negócio visa o desenvolvimento de sólidas competências técnicas, organizacionais, pensamento crítico, comunicação de liderança. Foi concebido para futuros gestores e líderes de organizações (públicas ou privadas, empresariais, com ou sem fins lucrativos) num contexto cada vez mais dependente de algoritmos e sistemas híbridos (homem-máquina) para a tomada de decisão. Está, assim, focado na formação de gestores-tradutores, que saibam compreender organizações e problemas de gestão e saibam, também, usar tecnologia e informação para os resolver.

 

Para quem?

Contando com a colaboração do departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, o mestrado em análise de negócio combina competências técnicas e pessoais de gestão com as tecnológicas.

Esta multidisciplinaridade permite a atração de perfis com formação de 1.º ciclo (licenciatura) nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática e ainda de economia, finanças ou gestão.

As inscrições para o Fall Intake 2021/22 irão abrir em breve

Programas de Mestrado 2021/2022

As inscrições para o Fall Intake do Mestrado em Análise de Negócio encontram-se de momento encerradas. Iremos, no entanto, abrir candidaturas para o Spring Intake  do Mestrado de Gestão em breve. Para mais informações e para ser notificado sobre as datas de abertura, por favor contacte o Gabinete de Recrutamento & Admissões de Alunos através do e-mail leadyourfuture@novasbe.pt ou do número +351 213 801 699.

O Project-Based Learning (PBL) é uma experiência única de aprendizagem. Esta vertente permite que os alunos trabalhem num desafio baseado em dados, inserido num contexto concreto, desde o início do programa, no qual podem aplicar os seus conhecimentos e ferramentas, à medida que os adquirem na sala de aula, com a ajuda de uma equipa de mentores.

Os alunos vão também aprender e crescer com organizações parceiras por terem de fazer a ponte entre o desafio de negócio e a solução baseada em ciência de dados. Esta experiência é desenhada para alunos que pretendem criar e implementar ferramentas de curadoria de dados e desenvolver as suas competências técnicas.

Os alunos farão parte de uma equipa interdisciplinar à qual será designada um projeto específico de ciência de dados, com duração de 18 meses (três semestres). No 3.º semestre, os alunos serão convidados a apresentar as principais análises, metodologias e conclusões, através das suas dissertações de mestrado.

  • Critérios de Seleção

1.º PASSO – Nota de avaliação do questionário técnico: um questionário a realizar durante o T1, que avalia as competências dos alunos em estatística e programação;

2.º PASSO – Nota de avaliação da disciplina optativa Project Scoping: nota intermédia/final da disciplina Project Scoping. Dado que esta não é obrigatória, caso queira candidatar-se ao Project-Based Learning terá de se inscrever neste curso no T1;

3.º PASSO – Competências transversais e entrevista (caso seja necessário).

  • Vantagens para os Alunos
  1. Ganhe 18 meses de experiência profissional numa organização data-driven;

  2. Desenvolva as suas competências através de um desafio concreto baseado em dados;

  3. Aprenda com os seus colegas, colaboradores da organização e mentores;

  4. Descubra como pode utilizar a análise de dados para solucionar importantes problemas sociais;

  5. Aumente as suas hipóteses de contratação e a sua rede criando, desde cedo, ligações com o mercado.

  • Como Funciona

-Cada projeto será desenvolvido por uma equipa de três a cinco alunos de mestrado, com diferentes backgrounds, durante 18 meses;
-Cada equipa será apoiada por um Data Science Mentor – um profissional com elevada experiência e forte domínio técnico, que ajudará a fundamentar as principais decisões da equipa;
-Cada equipa será, também, apoiada por um Gestor de Projeto/Tradutor – um profissional com elevada experiência e conhecimento sólido em desenvolvimento de projetos técnicos. O gestor de projeto terá um contributo decisivo para o entendimento da equipa relativamente às necessidades da organização parceira, facilitará a interação de todas as partes envolvidas e garantirá ainda que o projeto decorre de acordo com o calendário previsto;
-Os projetos de ciência de dados serão desenvolvidos juntamente com uma organização parceira (empresa/ONG/agência governamental), que partilhará um desafio que terá de ser resolvido pela equipa através de ciência de dados..

  • Examples of Potencial Data Challenges

-Identificar crianças em risco de não serem vacinadas a fim de melhorar as taxas de vacinação (saúde);
-Desenvolver uma abordagem com base em análise de dados para uma gestão sustentável do turismo (turismo);
-Prever o desemprego de longa duração para reinserir pessoas no mercado de trabalho de forma mais eficaz (emprego);
-Prever o risco de incumprimento de crédito no setor bancário (banca);
-Reduzir a corrupção nos processos de compras públicas (transparência governamental);
-Melhorar a resposta das equipas de emergência a acidentes de trânsito para otimizar a segurança (transportes).

*Os projetos disponíveis para o período de 2020/2021 serão partilhados com os alunos no início do programa.

1.ª Semana

  • Discovery Week

 

1.º Semestre (30 ECTS) 

  • Disciplinas obrigatórias
  • Optativas
  • Módulos de Desenvolvimento Profissional
  • Visitas de estudo
  • Programa de Desenvolvimento de Carreira
  • Mastering Your Career
  • Seminários regulares, eventos de networking, International Career Fair, Conferências

 

2.º Semestre (30 ECTS) 

  • Disciplinas obrigatórias
  • Optativas
  • Módulos de Desenvolvimento Profissional
  • Visitas de estudo
  • Programa de Desenvolvimento de Carreira
  • Programa de Mentoria
  • Seminários regulares, eventos de networking, International Career Fair, Conferências

 

3.º Semestre (30 ECTS)

  • Work Project
  • Programa de Desenvolvimento de Carreira
  • Seminários regulares, eventos de networking, International Career Fair, Conferências

 

Além do programa habitual de mestrado, programas internacionais como CEMS MIM ou programa de intercâmbio podem exigir um semestre adicional.

* É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2020/2021 pode estar sujeita a alterações.

  • Advanced Data Analysis
  • Digital Markets
  • Data Curation
  • Modelling Business Decisions
  • Data Visualization
  • Data Ecosystems and Governance in Organizations
  • Machine Learning

* É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2020/2021 pode estar sujeita a alterações.

  • Advanced Programming for Data
  • Big Data Analysis
  • Digital Marketing
  • Digital Strategy and Transformation
  • E-commerce
  • Empirical Methods for Finance
  • Financial Econometrics
  • Fintech Ventures
  • Innovation Management
  • Marketing Analytics
  • Modeling Business Decisions
  • Open Innovation
  • Project Scoping
  • Product Design and Development
  • Technology Strategy
  • WEB and Cloud Computing

* É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2020/2021 pode estar sujeita a alterações.

  • Competência Quantitativas

Analise de dados.
 

  • Ética

Aprendiagens sobre desafios éticos.
 

  • Ligações Coporativas/ internacionalização

Construir conhecimentos sobre ambiente de negócios e carreiras internacionais.

  • Comunicação e criatividade

Pensar "fora da caixa" e melhorar as capacidades de comunicação.

 

* É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2020/2021 pode estar sujeita a alterações.

Na meta final

Work Project

Os alunos devem completar obrigatoriamente um Work Project de mestrado, equivalente a uma dissertação de mestrado. Os alunos podem escolher um dos seguintes projetos para finalizar os seus estudos com distinção.

Directed Research
Um trabalho de investigação original sobre um tema proposto e supervisionado por um professor. Poderá optar por um formato “case study”.

Field Lab
Um projeto de grupo desenvolvido em colaboração com uma instituição pública ou privada sob a supervisão de um professor.

Estágio
Um estágio no qual os alunos desenvolvem um projeto, num formato de resolução de problemas para uma empresa, como forma de responder ao desafio levantado pela organização em causa e sob a supervisão de um professor da Nova SBE. Os alunos podem candidatar-se a estágios disponibilizados pela Nova SBE ou obter um diretamente de uma destas empresas através dos seus contactos.

ECTS isto, ECTS aquilo

Como funciona o sistema de classificação de ECTS?

A classificação tem por base o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS - European Credit Transfer System), uma escala de classificação desenvolvida para melhorar a compreensão e a comparação das notas atribuídas, de acordo com os diferentes sistemas nacionais.

Fizemos as contas por si, de modo que a atribuição de ECTS por componente curricular divide-se da seguinte forma:

33.5 ECTS
em disciplinas obrigatórias incluindo atividades Mastering Your Career
(disciplinas de preparação não incluídas)

24.5 ECTS
em disciplinas optativas (mínimo)

2 ECTS
em módulos de desenvolvimento profissional

30 ECTS
no Work Project

Total para conclusão do mestrado: 90 ECTS 

É necessário um mínimo de 90 ECTS para completar o mestrado. Se precisar de 120 ECTS para continuar os seus estudos, o aluno pode prolongar o mestrado por um semestre com disciplinas optativas (28 ECTS) e módulos (2 ECTS).