Programas

Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas

Frequently Asked Questions

Tudo o que precisa de saber acerca dos mestrados na Nova SBE.

Critérios de admissão

São aceites candidatos de programas de licenciatura com conhecimentos em matemática e programação (nível básico de um programa de 1.º ciclo), ou seja, das áreas de ciências, tecnologia/ciência da computação, engenharia, economia, finanças ou gestão. Caso o candidato tenha capacidades quantitativas limitadas, será obrigatório participar nos bridging courses em agosto. 

A experiência profissional não é um requisito para ser admitido num Mestrado da Nova SBE.  
Para este programa específico aceitaremos candidaturas, inclusive, de perfis de pré-experiência, que poderão ter menos de dois anos de atividade profissional, bem como de perfis de candidatos que estejam dispostos a enriquecer os seus conhecimentos sobre em desenvolvimento internacional e políticas públicas.  

Para este programa específico recomendamos que os alunos tenha idade igual ou inferior a 35 anos. Se for mais velho e disposto a candidatar-se, contacte a Equipa de Recrutamento & Admissões de Alunos através do email leadyourfuture@novasbe.pt. 

Processo de admissão

As candidaturas para os programas de mestrado decorrem de 6 de janeiro a 31 de maio 2021, exceto para os programas Double Degree (6 de janeiro a 31 de março) e CEMS (6 de janeiro a 30 de abril). 

Se tem interesse em fazer um mestrado na Nova SBE siga estes simples passos: 

  1. Preencha o formulário online; 
  2. Se necessário, ser-lhe-á agendada uma entrevista; 
  3. Irá receber uma resposta por e-mail dentro de oito semanas (no máximo) após o envio da candidatura. 

A Nova SBE coloca a concurso, para admissão de alunos a cada programa de mestrado, as vagas fixadas e autorizadas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

As vagas de cada programa podem ser consultadas na página oficial daquele organismo (https://www.a3es.pt/pt/acreditacao-e-auditoria/resultados-dos-processos-de-acreditacao/acreditacao-de-ciclos-de-estudos) ou em alternativa na página da Nova SBE em https://www2.novasbe.unl.pt/pt/sobre-nos/qualidade - Acreditações & Registos Nacionais.

Sim, será solicitada uma taxa de candidatura no valor de 51€, não reembolsável.

Sim, será pedido que pague uma taxa de matrícula, não reembolsável, no valor de 1000€ para os Mestrados em gestão, economia, finanças e análise de negócios. 

Ambas as taxas são deduzidas do valor total da propina e não reembolsáveis. 

As propinas são cobradas em partes iguais, por semestre, exceto no primeiro, uma vez que a dedução da taxa de matrícula é logo feita.

Se ainda não completou a licenciatura precisa de apresentar o comprovativo oficial. No entanto, e caso seja aceite, terá de a entregar no gabinete de mestrados (Master's Office), no início do programa de mestrado. 

Não temos uma nota mínima de admissão (GPA) e este não é o único critério de admissão. Fazemos uma análise completa de todas as candidaturas, nas quais a nota mínima de admissão é apenas um dos diversos critérios de avaliação do CV.

Sim, pode candidatar-se, mas terá de completar os estudos durante o primeiro semestre do mestrado. 

Os alunos só podem frequentar os Mestrados, com uma disciplina em atraso da sua licenciatura a qual deverá ficar concluída até ao fim do seu primeiro semestre de Mestrado. 

O GRE- General Test (parte quantitativa) não é necessário para ser admitido, contudo é fortemente recomendado, caso tenha um, que submeta o mesmo na sua candidatura.

Não, o certificado de inglês não é necessário para submeter a candidatura contudo é altamente recomendável, caso tenha, que submeta um - nível mínimo de B2. 

Para descobrir mais sobre os requisitos de línguas do CEMS MIM, clique aqui.

A Nova SBE não aceita diplomas do ensino secundário ou certificados de línguas resultantes de cursos online, com excepção das certificações LinguaSkill e TOEFL iBT® Home Edition, como prova de proficiência de uma determinada língua.

Os alunos que pretendam desistir do programa de mestrado deverão enviar uma confirmação por e-mail para leadyourfuture@novasbe.pt e para masters@novasbe.pt até ao dia 31 de maio 2021. Depois desta data, os alunos podem ser responsabilizados pelo pagamento de propinas e taxas associadas ao programa. 

Os alunos admitidos podem adiar a sua entrada em Mestrado por um ano. Devem informar a Nova SBE por email, através do requests.admissions@novasbe.pt, até ao prazo de pagamento da taxa de inscrição em Mestrado. 

Os alunos que desejem pedir o adiamento da sua entrada em mestrado, deverão pagar a sua taxa de inscrição em Mestrado e posteriormente requisitar a mesma por email fazendo chegar um pedido formal, com justificação e respetiva prova. 

Com o pedido de adiamento de entrada em Mestrado, leverá à perda de eventuais bolsas que tenha recebido, possibilidade de pedido das mesmas, bem como à perda do seu lugar no programa de Double Degree (caso tenha sido admitido num). 

O pedido de adiamento poderá estar sujeito ao pagamento de taxas. 

Todas as faturas são enviadas aos alunos, exceto se o aluno especificar que uma entidade diferente é responsável pelo pagamento das propinas, seja parte delas ou a totalidade. Por exemplo, um aluno pode ter conseguido um patrocínio ou bolsa de estudo de uma organização ou empresa específica. Neste caso, deverá colocar a mesma informação no seu formulário de inscrição em Mestrado.

Não, transferências entre mestrados não são possíveis. 

Idiomas

Sim, todos os mestrados da Nova SBE são lecionados em inglês, incluindo trabalhos realizados nas aulas, exames, materiais de apoio e work projects.

Não, a língua portuguesa não é a exigida para ser admitido.

Sim, a Nova SBE disponibiliza cursos básicos de português.

Candidatura online

Consulte as instruções para a candidatura online disponíveis na página do formulário. Se tiver dúvidas adicionais, contacte o Gabinete de Admissões e Recrutamento de Alunos.

Faça apenas upload de um PDF ou Zip File por seção (máx. 3 MB por ficheiro). O nome do ficheiro deverá ter, no máximo, 65 caracteres. Se o problema persistir, por favor contacte o Gabinete de Admissões e Recrutamento de Alunos.

Não. Depois de ter submetido a sua candidatura não poderá fazer alterações.