Programas

CEMS - Mestrado em Gestão Internacional

O Programa

A graduação internacional por excelência

Assenta em valores de excelência e rigor e prepara os líderes do futuro para terem um contributo fundamental naquele que se pretende um mundo mais livre, sustentável e inclusivo.

As características com mais destaque do programa incluem:

  • O conhecimento académico, a abordagem corporativa e a responsabilidade social de uma aliança composta por 32 escolas de gestão de topo, mais de 70 empresas multinacionais e sete ONG.
  • Uma experiência de aprendizagem unicamente diversificada e rica ao estudar com mais de 12 000 colegas de todos os cantos do mundo.
  • Acesso a uma rede internacional única durante o percurso académico e mesmo depois de se ter a graduado.

ANO CURRICULAR CEMS MIM

1.º Semestre | Nova SBE ou Escola Parceira | ago - dez

3 ECTS
Block Seminar

30 ECTS
Global Strategy e outras disciplinas CEMS

1 ECTS
Seminários de Business Communication Skill 

Formação e avaliação contínua de línguas.
 

2.º Semestre | Escola Parceira ou Nova SBE | fev - jun

1 ECTS
Seminário de Responsible Global Leadership

15 ECTS
Global Management Practice e outras disciplinas CEMS 

15 ECTS
Business Project

1 ECTS
Skill Seminars

Formação e avaliação contínua de línguas
 

3.º Semestre | Estágio Internacional

Mínimo de oito semanas.
Em qualquer momento durante o ano da graduação.

Os alunos têm de completar com sucesso as disciplinas CEMS, a fim de obterem 45 ECTS. Durante o 1.º semestre, os alunos têm de fazer uma disciplina CEMS na área de Global Strategy. Da mesma maneira, no 2.º semestre, os alunos têm de completar com sucesso uma disciplina CEMS na área de Global Management Practices.

Além das disciplinas obrigatórias, os alunos são encorajados a personalizar e a enriquecer o percurso curricular através do plano de disciplinas optativas, exclusivas e optativas livres.

As disciplinas obrigatórias são exclusivas para alunos CEMS: uma seleção das melhores disciplinas do portfolio de Mestrado NovaSBE.

* É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2019/2020 pode estar sujeita a alterações.

Exemplos de disciplinas optativas CEMS MIM recentes na Nova SBE:

  • Banking
  • Brand Management
  • Corporate Social Responsibility
  • Customer Relationship Management
  • Digital Marketing
  • Doing Business in China
  • Entrepreneurship
  • Fintech Ventures
  • Global Supply Chain Management
  • Introduction to Programming
  • Leadership Insights (exclusiva ao CEMS)
  • Luxury Marketing and Management
  • Negotiation Strategy (exclusiva ao CEMS)
  • Positive Organizations
  • Social Impact Investment (exclusiva ao CEMS)
  • Venture Simulation

* É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2019/2020 pode estar sujeita a alterações.

Existem três tipos principais de seminários no CEMS MIM:

Block Seminar

Decorre no início do primeiro semestre. Consiste numa semana intensa académica e culturalmente. Têm sido temas recentes nos Block Seminar da Nova SBE:

  • From Creativity to Innovation
  • High Impact Innovation
  • High Performance Innovation
     

Skill Seminars

Estes são seminários de formação de competências práticas (que duram normalmente um dia) organizados pela escola e seus parceiros. Estes seminários são essenciais para iniciar uma carreira profissional de sucesso. Estes são os mais recentes Skill Seminars na Nova SBE:

  • Case Interviews
  • Body Language and Networking
  • Creative Writing in Business
  • Downstream Challenges in the Energy Sector
  • Google Skill Seminar - From Adwords To Analytics
  • Solving Business Problems
  • Visual Thinking and Creativity
  • Top Skills To Close a Deal
  • Emotional Intelligence: How Can it Help You Land a Job
  • Digital Transformation
  • European Integration and its Future Challenges
     

Responsible Global Leadership Seminar

Seminário de Responsible Global Leadership (RGL) é um seminário de dois dias que ocorre no início do segundo semestre. O seminário RGL reúne representantes de parceiros institucionais ou sociais, professores e alunos, e faculta uma experiência de aprendizagem empírica.

O CEMS MIM é um programa concebido para alunos multilingues e multiculturais, que pretendem ter uma carreira profissional no estrangeiro, onde poderão interagir com pessoas de diferentes nacionalidades e culturas, pelo que a proficiência em línguas é muito valorizada.

Requisitos de admissão

Os candidatos devem facultar um dos seguintes certificados como prova de conhecimento em inglês, no momento de candidatura:

  • TOEFL iBT classificação mínima –100
  • IELTS Academic classificação mínima – 7.0
  • CPE classificação mínima C
  • CAE classificação mínima B
  • BEC Higher classificação mínima B
  • Ter sido aprovado num dos exames de Inglês acreditado pelo CEMS
  • A-level GCSE emitido em Singapura
  • Curso universitário lecionado por completo em inglês e validado pelo gabinete CEMS.
     

Requisitos de Graduação

No momento da sua graduação, os alunos CEMS MIM terão de ter completado um terceiro idioma - além da língua materna e do inglês - que pode ser uma língua CEMS ou qualquer outra língua.

As línguas CEMS são: Árabe, bengali, cantonês, checo, dinamarquês, holandês / africâner, farsi / tadjique, finlandês, francês, alemão, grego, hebraico, hindi / urdu, húngaro, indonésio / malaio, irlandês, italiano, japonês, coreano, mandarim, norueguês, polaco, português, romeno, russo, servo-croata (bósnio, croata, sérvio e montenegrino), espanhol, sueco, tagalo, tâmil, tailandês, turco e vietnamita.

O requisito de terceira língua pode ser preenchido por uma das duas opções:

  • Cursos introdutórios / elementares de pelo menos 60 horas de contato numa escola CEMS ou de um instituto cultural reconhecido pelo CEMS, como o '' Goethe Institute '' ou a '' Alliance Française '';
  • Exames comerciais de línguas de nível mínimo B1 de uma escola CEMS ou de um instituto cultural reconhecido pelo CEMS, como o '' Goethe Institute '' ou '' Alliance Française ''.

Para o requisito da terceira língua, os alunos do CEMS são encorajados a sair da sua zona de conforto.

O CEMS usa o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) para comparar a proficiência em línguas. Existem seis níveis na escala, onde os níveis C2 e C1 descrevem um usuário proficiente, os níveis B2 e B1 um usuário intermediário e os níveis A2 e A1 um usuário básico.

Os Business Projects são uma componente curricular obrigatória e cada escola CEMS disponibiliza-os no 2.º semestre do 2.º ano CEMS MIM. São concebidos para serem experiências de vida e aprendizagem práticas para equipas de alunos internacionais (quatro a seis elementos), que se propõem a solucionar desafios propostos por empresas, com a supervisão de um representante da mesma e um professor. O Business Project representa metade do volume de trabalho dos alunos no 2.º semestre (que decorre de fevereiro a maio na Nova SBE).

São exemplos recentes de Business Projects do programa CEMS MIM na Nova SBE:

  • Banco ActivoBank (Group Millennium bcp) – “A New Approach to Banking” (2018);
  • BNP Paribas – “Tapping Resources with Traditionally Disenfranchised Populations” (2018);
  • EDP – “Optimal Capital Structure and Liquidity Levels” – Awarded best CEMS Alliance Business Project in 2013;
  • McKinsey & Company - “Attracting More Female High Potential Graduates for McKinsey & Company” (2013);
  • Transparency International – “Building a Strategy 2020 to Empower Youth” (2015);
  • Unibail-Rodamco – “Unibail-Rodamco Shopping Centers: Looking to the Future” (2018);
  • UNICEF – “How to Re-position the Brand UNICEF in Portugal to Achieve the Envisioned Fundraising Goals & Objectives?” (2018);
  • UNILEVER/Azeite Gallo – “Currency Risk Coverage Strategy of EUR/BRL” (2018).