Cursos

Licenciatura em Gestão

Maiores de 23

As provas de avaliação para a frequência do ensino superior por maiores de 23 anos visam facultar o acesso aos candidatos que mostrem possuir competências para a frequência de um curso de 1.º ciclo.

Se completou 23 anos até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas e não tem habilitação de acesso para um determinado curso do 1.º ciclo pode inscrever-se na Nova SBE para realizar a prova de que precisa e obter essa habilitação. Para candidatar-se a este concurso, deverá possuir a nacionalidade de um dos países da União Europeia ou residir legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, desde 1 de janeiro do ano em que pretende ingressar no ensino superior.

A este concurso podem candidatar-se os aprovados na prova especialmente adequada e destinada a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior.

O candidato não pode ser portador de um exame de Matemática A (tendo em conta que este item tem uma validade de dois anos).

Informação para o ano letivo 2019/2020

Gestão
10
Gestão

Passo 1 – Candidatura à prova de Matemática (prova escrita de acesso ao concurso para maiores de 23) através de um formulário online, disponibilizado nesta página.

Para proceder à candidatura à prova escrita de matemática, os candidatos deverão submeter a sua candidatura através do formulário online que se encontra nesta página e proceder ao pagamento de um emolumento de 60 €.

A prova escrita de matemática incide sobre os conhecimentos que fazem parte do programa aprovado para a cadeira de Matemática A do ensino secundário português. No ato da prova escrita os candidatos devem ser portadores do seu documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte), sem o qual não poderão realizá-la.

Serão eliminados os candidatos que obtenham nota inferior a dez valores na prova de matemática.

Passo 2 – Os candidatos aprovados na prova de Matemática precisam de formalizar a sua candidatura ao concurso M23 através do pagamento de uma taxa de emolumento de 70 €. Estes irão ocupar as vagas disponíveis de acordo com os seguintes critérios de seriação:

  1. Classificação obtida na prova escrita de matemática – 80 %;

  2. Currículo escolar e profissional – 5 %;

  3. Carta explicativa das motivações do candidato – 5 %;

  4. Avaliação do nível de conhecimentos em inglês do candidato, comprovado através de certificado passado pelo British Council ou instituição equivalente de acordo com a Common European Framework da ALTE – 10 %;

A lista de classificação final é afixada na Nova SBE e publicada no site.

Período de Candidaturas à Prova Escrita 2 a 16 de maio de 2019
Afixação do edital de admitidos à Prova Escrita 20 de maio de 2019
Prova Escrita 27 de maio de 2019
Publicações dos Resultados (Prova Escrita) 3 de junho de 2019
Período de candidaturas Acesso e Ingresso M23 5 a 19 de  junho de 2019
Publicação de Resultados 3 de julho de 2019
Matrículas 1 a 9 de agosto de 2019
  • Cópia do Cartão de Cidadão assinada pelo próprio;
  • Curriculum vitae;
  • Carta explicativa das motivações do candidato, nomeadamente quanto às razões pelas quais deseja ingressar no ensino superior e às capacidades que entende deter para a frequência do curso superior em que deseja inscrever-se, em que medida é que este pode acrescentar maior valor aos conhecimentos já adquiridos e à evolução da sua vida profissional e quais as aspirações profissionais no futuro;
  • Declaração, sob compromisso de honra, de que não é titular de habilitação de acesso ao ensino superior, conforme o disposto na alínea a) do n.o 5 do artigo 12.o da Lei n.o 46/86, de 14 de Outubro, (Lei de Bases do Sistema Educativo), alterada pelas Leis n.os 115/97, de 19 de Setembro, e 49/2005, de 30 de Agosto;
  • Outros documentos (diplomas, certificados de habilitações, cartas de recomendação) que o candidato considere úteis para demonstrar as suas habilitações e o seu currículo;
  • Certificado de inglês do British Council ou Instituição equivalente (nível mínimo exigido B2).
     

Pela candidatura à Prova Escrita de Matemática é devido o pagamento do emolumento: 60 EUR.

Pela candidatura de Acesso e Ingresso M23 é devido o pagamento do emolumento: 70 EUR.

Candidate-se aqui

As candidaturas encontram-se encerradas.

Para mais informações, por favor contate-nos por e-mail (studyatnova@novasbe.pt) ou por telefone (+351) 21 382 27 73.