Nova SBE lança Plataforma de Dados sobre Turismo em África
News | 01 April 2022 Nova SBE lança Plataforma de Dados sobre Turismo em África

A plataforma WiTH Africa, criada pela Nova SBE, através do Westmont Institute for Tourism and Hospitality e do Data Science Knowledge Center, foi lançada ontem, 31 de março, com o objetivo de promover uma comunidade de conhecimento que permita apoiar o planeamento e a tomada de decisão no domínio do turismo em África.

Com o intuito de partilhar um conjunto abrangente de dados que permitam estudar a dinâmica do turismo em África e apoiar o desenvolvimento sustentável desta indústria, a plataforma permite desenvolver ferramentas para monitorizar a evolução do setor do turismo em África, divulgar o conhecimento para que este possa ser utilizado para aconselhar as políticas e estratégias empresariais, e dinamizar um espaço de colaboração ativa entre organizações.

Hoje, a informação sobre o turismo em África encontra-se dispersa, ou incompleta, o que dificulta o acesso a dados consistentes e que informem a tomada de decisões estratégicas pelos stakeholders do setor. Destinada aos decisores da área do turismo nos setores público e privado e à Academia, a plataforma WiTH Africa virá a funcionar como um agregador de fontes de dados relevantes para o desenvolvimento turístico em África, centralizando, num único espaço, informação relevante neste domínio. Disponibiliza ainda as últimas tendências no setor do turismo em África, bem como indicadores que permitam acompanhar o desempenho dos diversos países em matéria de turismo. A WiTH Africa procurará também estimular a criação e a dinamização de uma comunidade de conhecimento que associará stakeholders relevantes neste domínio.

Ao utilizarem os indicadores disponibilizados na plataforma e através da ferramenta “African Tourism Ecosystem”, os utilizadores da plataforma podem obter, uma visão geral do turismo em cada um dos países africanos. É possível ainda, visualizar informações sobre todos os países africanos, com a ferramenta “Country Profiles”, que organiza a informação sobre o turismo nos diferentes países e manter-se atualizados sobre o setor do turismo em África, nas secções de “News” e “Reports” da plataforma.

O lançamento oficial da plataforma de dados e de conhecimento WiTH Africa decorreu ontem, no Westmont Hospitality Hall, no campus da Nova School of Business and Economics, em Carcavelos, numa sessão que contou com a presença de representantes da Organização Mundial do Turismo e de diversos representantes das estruturas diplomáticas africanas, para além de empresários portugueses com presença no Continente.

Para Daniel Traça, dean da Nova SBE, este projeto “constitui mais um importante marco da parceria com o Westmont Hospitality Group, enquanto contributo para que o turismo possa ser um setor fundamental para o desenvolvimento económico em África.”

What's happening