Inteligência artificial na arte: ALAgrApHY expõe nova criação
News | 04 March 2022 Inteligência artificial na arte: ALAgrApHY expõe nova criação

ALAgrApHY, artista e cientista de dados reconhecido e premiado pela forma com introduz a inteligência artificial na arte, está de regresso a Portugal para exibir a sua mais recente criação. A partir de amanhã, sábado, e até dia 8 de março, ALAgrApHY terá o seu novo projecto de arte digital “ELEFART: 186 Art Movements Painted by AI as Elephants” exposto no campus da Nova SBE, em Carcavelos.

No âmbito da exposição será dinamizado um painel de debate sobre como a transformação digital enriquece a arte e ainda um tutorial prático de criação de tokens não fungíveis da ALAgrApHY.

Inteligência artificial na arte ou AIART

ALAgrApHY é considerado um dos pioneiros na introdução de inteligência artificial na arte ou AIART, sendo reconhecido como o criador do movimento Generative Adversarial Networks AI-Art que em 2016 utilizou algoritmos para ensinar máquinas a fazer arte. Desde então, este artista (pintor, fotógrafo e cineasta), cientista (Ph.D. em sistemas complexos, Cientista de Dados e especialista em inteligência artificial) e palestrante do TED, realizou inúmeras exposições em todo o mundo e conquistou uma série de prémios.

Na exposição “ELEFART: 186 Art Movements Painted by AI as Elephants”, patente na Nova SBE, ALAgrApHY apresenta 186 imagens de elefantes geradas por IA, representando os diferentes estilos de arte e como pequenas variações levam a diferentes percepções de um único objeto, o elefante. Nesta obra o artista e cientista ALAgrApHY explica que o objectivo é “explorar a linha ténue entre uma “IA criativa” e algoritmos obedientes nos  Elefantes criados por IA correspondentes a determinados Movimentos Artísticos”.

Através dos QR codes presentes na instalação o público é convidado a desbloquear um guia das escolas de arte. Na prática este guia disponibiliza o acesso instantâneo a uma biblioteca educacional de 186 escolas de arte e estilos de arte, como surrealismo, cubismo e fauvismo, todos ilustrados com elefantes. Uma forma muito simples e imediata de aceder e compreender os diversos movimentos de arte existentes.

A par da criação artística patente no campus, no dia 7 de março, às 18h00, decorrerá um painel de debate com artistas, empresários, curadores e académicos para discutir como a transformação digital enriquece a arte ao criar um palco mundial e novas oportunidades para os artistas e amantes da arte. ALAgrApHY junta-se a Pauline Foessel, fundadora do Art Pool, a primeira plataforma NFT orientada por curador e alimentada por uma rede global de profissionais de arte certificados, Astrid Sauer, empreendedora e investidora, e artista João Simões, para responderem a como esta nova oportunidade de interagir com o público digital global e vender arte afeta a arte como indústria e artistas? E como a inteligência artificial na arte desafia a nossa percepção e valorização das obras?

No último dia da exposição, 8 de março, ALAgrApHY e a Nova SBE convidam artistas e criadores de arte digital para um tutorial prático de criação de tokens não fungíveis. Esta atividade gratuita e de acesso aberto (com lugares limitados) decorrerá entre as 11h00 e as 14h00.

Esta é a primeira vez que a Nova SBE recebe um evento cultural que une num mesmo espaço físico e de reflexão novas formas de criar Arte, com inteligência artificial, o mercado do trabalho criativo digital e o mundo do blockchain e dos tokens. Para Leid Zejnilovic, co-fundador do Data Science Knowledge Center da Nova SBE “a realização deste evento representa a afirmação do interesse da escola em entender as novas possibilidades da tecnologia e o vanguardismo  para entregar esta consciência a todos os segmentos da sociedade. A arte incorpora a nossa criatividade, imaginação e a capacidade de pensar e nos expressarmos de diferentes maneiras. Hoje, quando a cultura é posta de lado pela necessidade de sobrevivência, ampliar as visões do que é arte, como estamos evoluir quanto aos meios de criar arte e de apropriação do valor dessas criações, é ainda mais importante”.

 

What's happening