Estudo Nova SBE: apenas 7% das organizaçõessociais portuguesas têm recursos financeiros paradata science
News | 15 September 2020 Estudo Nova SBE: apenas 7% das organizaçõessociais portuguesas têm recursos financeiros paradata science

O Nova SBE Data Science Knowledge Center publicou um relatório sobre as práticas actuais de tomada de decisões,baseada em dados, nas organizações sociais portuguesas, nomeadamente instituições com actividades ligadas aoserviço social (centros sociais e lares), à educação, saúde, protecção ambiental e bem-estar animal ou cultura. Entreas principais conclusões está o facto de mais de 40% não saber como maximizar as suas actividades diárias com osdados que recolhe.

Do universo de 243 organizações que participaram no estudo, mais de três quartos das organizações (77%) referemnão estar familiarizadas com o conceito de data science, e apenas 14% tiveram formação em ciência de dados outransformação digital nos últimos dois anos.

A verdade é que as das organizações sociais portuguesas recolhem bastante dados, 82% fazem-no sicamente, 68%recolhem dados digitalmente, 72% armam saber que tipo de dados devem recolher e mais de metade (58%) dizsaber recolher esses dados.

No entanto, apenas 57% das organizações manifestam saber como agir de acordo com a informação recolhida, ouseja, existe ainda bastante incerteza por parte destas organizações em como actuar com base nos dados querecolhem e muitas nem sabem o que é o data science. Após lhe ser explicado o conceito e as aplicações desta ciência,78% conseguem ver o benefício da sua implementação, e mais de metade (53%) conseguiram identicar asvantagens da aplicação de ciência de dados.

Entre as principais vantagens identicadas por estas organizações destacam-se «a sua capacidade para potenciaractividades de angariação de fundos e donativos, e a sua precisão e eciência para atingir os seus diferentes públicos– quer aqueles que necessitam de ajuda, quer aqueles que querem ajudar», revela a NOVA BSE, em comunicado.

O estudo, que faz faz parte do trabalho desenvolvido no âmbito da Social Equity Initiative, uma parceria entre aFundação la Caixa, o BPI e a universidade mostra ainda que as principais barreiras à implementação da ciência dedados são a falta de pessoal qualicado , a falta de recursos tecnológicos e a falta de recursos nanceiros. Assim,apenas 7% das organizações sociais portuguesas têm recursos nanceiros para data science e apenas9% manifestam ter os recursos técnicos para este efeito.

Além disso, em média, a maioria das organizações deseja basear a sua tomada de decisão em dados, mas não planeiaimplementar a ciência de dados nas suas operações a curto prazo.

What's happening