A ciência ao serviço de um bem maior
News | 11 June 2019 A ciência ao serviço de um bem maior

Como usar a ciência dos dados para resolver problemas sociais ou ambientais? A pergunta serve de ponto de partida para o desafio lançado pela Nova School of Business & Economics.

Iniciativa pioneira em Portugal, Data for Change é o nome do concurso criado pelo Data Science Knowledge Center, centro de conhecimento da Nova SBE, que tem por objetivo precisamente identificar organizações que tenham um desafio social ou ambiental que possa ser resolvido através de data science.

“Os desafios das organizações podem ser em qualquer área de impacto social, como é o caso da saúde, do emprego, do ambiente ou da educação”, explica a organização, especificando que o projeto poderá ter como objetivo, por exemplo, “a otimização da alocação de pacientes a médicos, a identificação de fatores que levam ao abandono escolar, a identificação do risco de reincidência de pessoas reclusas, a otimização da entrega de serviços de emergência ou o aumento da eficácia de estratégias de intervenção com pessoas sem-abrigo”.

Para concorrer, as organizações só precisam de preencher o formulário disponível na página da Nova SBE disponível neste link (https://forms.gle/qTRzaWFokcC9PBKw7), até sexta-feira, e desenvolver um projeto de data science com aquela instituição, “sem quaisquer encargos para a organização”.

What's happening