Estudo: AL em Portugal e Espanha recupera níveis pré-COVID-19
News | 14 March 2023 Estudo: AL em Portugal e Espanha recupera níveis pré-COVID-19

O estudo ‘Impact of Covid-19 on Tourism and Hospitality: Evidence from Airbnb’, desenvolvido pela Nova SBE em 2020, foi atualizado com novos indicadores relativos ao ano de 2021 e uma análise ao mercado espanhol.

Desta forma, o estudo que analisou o impacto da COVID-19 nas estadias em Alojamento Local (AL), passa a considerar também “a comparação da performance do Airbnb nas cidades mais turísticas de Portugal e Espanha, desde o início da pandemia e até final de 2021”, como indicado em comunicado.

A análise da equipa de investigação, coordenada por Qiwei Han, incidiu sobre o número de reservas, preços médios e receita nas cidades de Lisboa, Porto, Barcelona, Euskadi, Girona, Madrid, Mallorca, Menorca e Valencia em 2020, 2021 e 2022. A partir destes dados, a equipa conclui que, apesar do turismo em Portugal e Espanha ser sazonal  – com picos nos meses de verão e menos visitantes no inverno – esta dinâmica não se verificou desde o início da pandemia em 2020.

Os dados recolhidos no âmbito deste relatório apontam que no verão de 2020, em Portugal, houve uma quebra de, em média, 2.688 reservas por dia, com os anfitriões da Airbnb a baixaram os preços, em média, até 11 euros por noite – o que resultou numa perda de rendimentos deste tipo de alojamento, especialmente durantes os meses de verão, de aproximadamente 212,79 milhões de euros.

No entanto, a partir de novembro 2021, observou-se uma forte recuperação no número de reservas, preços médios e receita face ao período homólogo de 2020, sendo de salientar o aumento do número de reservas que se revelou superior ao observado antes da pandemia. Durante este último período, os preços estabelecidos pelos anfitriões da Airbnb também aumentaram, em média, 19 euros por noite, resultando num impacto positivo nas receitas, que foram mais elevadas nos meses finais de 2021 do que nesses mesmos meses em 2019.

Espanha teve uma recuperação mais rápida que Portugal

Já em Espanha, e na sequência do anúncio da pandemia, também se verificou, entre outubro e novembro de 2020, uma quebra no número de reservas na plataforma Airbnb, que resultou numa perda aproximada de 5.025 reservas diárias. A diminuição do número de reservas provocou assim, em Espanha, uma perda de 273,34 milhões de euros no total das receitas da Airbnb.

Na sequência da flexibilização das medidas sanitárias em Espanha, entre os meses de junho e setembro de 2021, foi possível observar uma recuperação gradual registando-se, nessa altura, um aumento dos preços listados em Airbnb, em média, de 23 euros por dia. De acordo com os investigadores, este dado indica “uma tentativa de compensar as perdas nas receitas, sofridas durante o período de restrições mais rigorosas”, como indicado em nota de imprensa.

Os dados analisados no presente relatório permitem aferir que “as dinâmicas do turismo apresentaram padrões semelhantes em Portugal e em Espanha, verificando-se em ambos os países uma recuperação nos últimos meses de 2021”. Os dados de Espanha revelam que o país registou uma recuperação mais rápida que Portugal, tanto nas reservas diárias como nas receitas, atingindo no terceiro trimestre de 2021 níveis semelhantes, ou mesmo superiores, aos registados antes da pandemia. Por outro lado, Portugal revela uma recuperação mais lenta, apresentando um padrão semelhante de recuperação apenas no quatro trimestre de 2021.

De realçar ainda uma diferença significativa entre os dois países: enquanto em Portugal os anfitriões reagiram aos níveis mais baixos de reservas, diminuindo os preços de listagem numa média de 11 euros por noite, em Espanha os anfitriões atuaram em sentido inverso, aumentando os preços ao longo de toda a pandemia em média 23 euros por noite. No entanto, em Portugal, os anfitriões já passaram a listar preços mais altos para as suas propriedades no Airbnb nos últimos meses de 2021.

O relatório Impact of Covid-19 on Tourism and Hospitality: Evidence from Airbnb in Portugal and Spain foi desenvolvido pelos alunos Farouq El-Abass, Fynn Benjamin Oldenburg, Marta Rocha e coordenado por Qiwei Han, tendo sido publicado no âmbito do Nova SBE Data Science Knowledge Center.

What's happening